As diferenças são parte da condição humana, e reconhecê-las e respeitá-las é essencial para que tenhamos uma sociedade mais justa. A psicologia, sociologia e política têm voltado seus olhares para a inclusão de pessoas com deficiências físicas e intelectuais. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer na busca por uma equidade social, na inclusão por meio da educação ou do trabalho, por exemplo. De que forma, a psicologia pode somar para essa construção? Considerando que seu objeto de estudo é o comportamento humano, a psicologia deve contribuir para o amadurecimento de uma cultura de inclusão das pessoas com deficiência, nas organizações e na sociedade como um todo. Esse processo depende de ações profissionais voltadas para transformações políticas, econômicas e culturais quer representem o fim das barreiras e dos estigmas relacionados às pessoas com deficiência. Esta obra foi organizada para conduzi-lo pelas reflexões teóricas decorrentes do tema. Vamos estudar os aspectos históricos da exclusão, os pontos positivos e negativos que emergem do contexto social da implementação da lei brasileira de inclusão das pessoas com deficiência (lei 13.146/2015), especialmente com foco na educação. Serão abordados específicos de deficiência, atendimento educacional especializado, diversidade, diretrizes para a inclusão e a atuação do psicólogo no âmbito educacional.
Psicologia