Psicanálise do fogo

Psicanálise do fogo Gaston Bachelard


Compartilhe


Psicanálise do fogo





Ao propor uma Psicanálise do Fogo o filósofo Bachelard procura empreender o desvendamento das aparências do saber. Romper com o objeto imediato, a primeira observação. Como num processo de recusa sistemática, propõe-nos a tudo criticar: a sensação, o senso comum, a prática constante e a etimologia, até porque, lembra, o verbo raramente coincide com o pensamento. Para tal caminho, longe do maravilhamento, aponta o lugar da ironia.

Apondo Ciência e Poesia, a trilha sugerida é da complementaridade, numa performance de união equilibrada. Para refletir sobre tais dilemas, o autor aponta para o problema psicológico de nossas convicções sobre o fogo. Pois que a pergunta se revela: O Que é o fogo?

O fogo, essencialmente duplo, realiza pois a síntese da conexão objetivo/subjetivo e em contrapartida comporta a marca do falso peso dos valores não discutidos. Como pois ir de encontro à barreira da intuição primeira? O zombar de si mesmo?

O fogo e o calor respeitam inicialmente às essencialidades. O bem e o mal aí se localizam. Contraditório, facilmente se presta a princípios de explicação universal. Aqui se insere o mito de Prometeu. No entanto, pouco se percebe ser o fogo muito mais um ser social do que natural. Desta forma, ensina o mito, as interdições sociais são primeiras à própria experiência natural. Em Prometeu sabemos, estamos diante da questão da desobediência engenhosa. Afinal é preciso dominar o fogo, mesmo com o risco da queimadura, como os deuses, como o pai, como o patrão....



Assim, Prometeu é um outro Édipo. O complexo de Prometeu é o da vida intelectual. Do ter que escolher entre saber e fabricar, sem ser necessário correlacionar tais aspectos com a vontade de poder. Portanto, Vontade de Intelectualidade, além de pragmatismos e intuições.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Psicanálise do fogo

Similares

(4) ver mais
O Ar e os Sonhos
A Água e os Sonhos
A Terra e os Devaneios da Vontade
A chama de uma vela

Resenhas para Psicanálise do fogo (1)

ver mais
on 20/6/21


Bachelard rejeita a construção histórica e traz uma visão relacionada a idolatria ao fenômeno.... leia mais

Estatísticas

Desejam35
Trocam1
Avaliações 4.1 / 33
5
ranking 27
27%
4
ranking 58
58%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Helena
cadastrou em:
24/02/2010 09:52:18
Vinicius
editou em:
23/06/2020 04:09:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR