Por uma outra globalização

Por uma outra globalização Milton Santos


Compartilhe


Por uma outra globalização


do pensamento único à consciência universal




Neste livro, Milton Santos propõe uma interpretação multidisciplinar do mundo contemporâneo, em que realça o papel atual da ideologia na produção da história e mostra os limites do seu discurso frente à realidade vivida pela maioria das nações.

A tirania da informação e a do dinheiro são apresentadas como os pilares de uma situação em que o progresso técnico é aproveitado por um pequeno número de atores globais em seu benefício exclusivo. O resultado é o aprofundamento da competitividade, a produção de novos totalitarismos, a confusão dos espíritos e o empobrecimento crescente das massas, enquanto os Estados se tornam incapazes de regular a vida coletiva. É uma situação insustentável.

O autor enxerga nas reações agora perceptíveis na Ásia, mas também na África e na América Latina e nos movimentos populares protagonizados pelas camadas mais pobres da população, a semente de uma evolução positiva, que deverá conduzir ao estabelecimento de uma outra globalização. A tônica desta obra é a mensagem de esperança na construção de um novo universalismo, bom para todos os povos e pessoas.

Geografia / Política / Não-ficção / História

Edições (7)

ver mais
Por uma outra globalização
Por uma outra globalização
Por uma outra globalização
Por uma outra globalização

Similares

(18) ver mais
Quinhentos Anos de Periferia
As veias abertas da América Latina
Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento
Geografia: Conceitos e Temas

Resenhas para Por uma outra globalização (91)

ver mais
on 19/5/21


A lucidez do professor Milton Santos me interessa tanto quanto sua simplicidade. Isso porque os intelectuais brasileiros ainda associam inteligência à erudição, falar difícil para impressionar seus pares é sempre mais sedutor que se fazer compreender pelo grande público. Nessa obra, o prof Milton Santos cunha o termo ?globalitarismo? que traduz o totalitarismo impresso nesse modelo de globalização predatória que ainda reforça esse modelo ?centro-periferia? em que o poder e os recursos ... leia mais

Estatísticas

Desejam210
Trocam3
Avaliações 4.3 / 863
5
ranking 55
55%
4
ranking 30
30%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Cristiano
cadastrou em:
21/08/2017 19:29:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR