Por uma ópera alemã

Por uma ópera alemã Leandro Couto Carreira Ricon


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Por uma ópera alemã


Richard Wagner e o início de seu nacionalismo musical




Com este livro, Leandro Ricon oferece uma dupla contribuição: um oportuno ensaio sobre a obra de Richard Wagner, e a tradução de três textos escritos pelo compositor, ainda inéditos em português. Em seu ensaio, Leandro Ricon desenvolve uma rica interpretação sobre a trajetória de Wagner – enfatizando suas quatro facetas: músico, poeta, filósofo da música e político – a partir das quais procura mostrar toda a complexidade deste artista que parte de uma perspectiva política revolucionária e que daí se desloca para as redes nobiliárquicas de sociabilidade ligadas ao poder real na Baviera de 1864, quando tem a oportunidade de começar a se projetar mais amplamente como compositor sob a proteção do jovem rei Ludwig II. A contribuição mais decisiva do estudo é a análise de um texto de Wagner inédito no Brasil - A Ópera Alemã (1834) - que proporciona ao autor a possibilidade de examinar o pensamento político e artístico de Wagner ainda aos 20 anos. Ali vemos com clareza a indissociabilidade da estética romântica em relação ao surgimento das escolas nacionais de composição musical no século XIX, e como esta questão se coloca para a Alemanha, e para o pensamento e prática musicais de Wagner, em particular - um autor que antecipa em muitas décadas as reflexões sobre a função social das formas artísticas. Seguem-se ao estudo de ricon os três textos de Wagner "A Ópera Alemã" (1834), "Moderno" (1878) e "Introdução ao trabalho de Conde Gobineau" (1882).
- José D'Assunção Barros

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Renata
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08/09/2013 18:54:07

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