Polzunkov

Polzunkov Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


Polzunkov





Este conto pertence à fase inicial da obra de Dostoiévski e foi publicado no Almanaque Ilustrado de Ivan Panáiev e Nikolai Nekrássov. Segundo Leonid Grossman, foi autorizado pela censura em 26 de fevereiro de 1848. A coletânea foi retida após a impressão e não pôde ser distribuída (Dostoiévski artista, p. 188).

Possui afinidades temáticas e estilísticas com obras como 'A Senhoria', 'O Ladrão Honrado', 'Um Coração Fraco' e, especialmente, com 'O senhor Prokhartchin' (brilhantemente analisado por Boris Schnaiderman em seu Dostoiévski: prosa poesia) em sua violenta fragmentação de linguagem e pensamento.

A crítica habitualmente localiza em Polzunkov o primeiro da série de bufões-filósofos dostoievskianos, e vê nele uma marca da leitura de O sobrinho de Rameau, de Diderot. O conto foi traduzido por Olívia Krähenbühl para a coleção de obras de Dostoiévski da editora 'José Olympio', e ganha aqui sua primeira tradução direta do original.

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Polzunkov

Similares

(3) ver mais
Contos Russos
EntreLivros - EntreClássicos - Ed. nº 07
Os mais brilhantes contos de Tchekov

Resenhas para Polzunkov (13)

ver mais
Rastejando
on 7/10/23


Anedota tragicômica: na minha edição de "Noites Brancas" tinha esse conto logo após o final, porém eu não percebi que era outra história até quase acabá-la, e fiquei confusa, tentanto, sem sucesso, achar conexões com a história de "Noites Brancas". Por tal motivo nem prestei muita atenção no texto e agora não posso fazer uma resenha que se preze! Posso apenas anotar aqui que achei o final engraçado e humilhante, e Polzunkov (nome que remete a rastejar, bebê que engatinha) agora entra p... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 3.3 / 80
5
ranking 6
6%
4
ranking 40
40%
3
ranking 43
43%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

35%

65%

Cioran E.
editou em:
03/01/2017 02:11:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR