Poética

Poética Aristóteles


Compartilhe


Poética





No estudo da arte em geral e em especial a literatura, o conhecimento das palavras ditas por Aristóteles sobre o assunto é de extrema relevância. Falarei da literatura, e o que filosofo nos diz sobre a poesia. Sua importância começa a ser significativa a partir de sua primeira edição latina em 1498. Desde então, passa a ser usada como meio de estudo.

Segundo Aristóteles, poesia é a arte da mimética, da cópia ou imitação da realidade. Todo artista imita, cria, fantasia, e menti baseado em fatores do mundo real.

Uma poesia se diferencia da outra através de 3(três) fatores : Meio, objeto e modo.

O Meio se dá através do ritmo, do canto e dos versos.

O objeto pode-se dividir em duas características, sendo uma delas a tragédia, onde o objeto se apresenta como as ações de homens de grande valor e caráter. Tal qual Ulisses(Odisseu) em A Odisséia. A outra característica do objeto é a comédia, onde ele se apresenta como as ações de homens de baixo valor e caráter. O que define o elevado ou baixo valor e caráter de um homens é, geralmente, o nível social do mesmo.

A diferenciação da poesia através do modo acontece quando entendemos quando conhecemos suas variações. O modo pode ser narrativo quando impera a voz do narrador apesar de o personagem também participar. Há um misto entre eles. Já o modo Dramático não apresenta interferência do narrador e acontece apenas através das vozes e ações dos personagens .

Da diferenciação entre as poesias, resumidamente, é isso que Aristóteles nos diz.

Ele ainda comenta que a poesia surge quando surge o homem, pois é natural do homem e somente dele, entre os seres viventes, a imitação. O homem sente prazer em aprender e imitar.

A tragédia tem origem nos contos Ditirambos, contos dionísicos e no conto do bode(sacrificado a Dionísio enquanto a comedia tem origem nos cantos fálicos e versos jâmbicos. A evolução da tragédia se deu com o aumento do numero de atores, menos vozes no canto, a inserção dos mitos, do processo de culpa e expiação e a o dialogo tornou-se protagonista. Para Aristóteles, a tragédia é a imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão. Imita homens de caráter elevado e se utiliza de linguagem ornamentada(linguagem literária). Não se efetua por narrativa, mas mediante atores. A tragédia sempre causa terror e piedade afim de purificar a catarse. Na tragédia, o meio é marcado pelo ritmo, pelo canto e pelo verso em linguagem literária e tem como objeto as ações de homens de elevado caráter e o modo nas ações dos atores e no gênero dramático.

Filosofia / Não-ficção

Edições (10)

ver mais
Poética
Poética
Poética e tópicos I, II, III e IV
Poética

Similares

(34) ver mais
Da Alma
Aristotle: Poetics. Longinus: On The Sublime. Demetrius: On Style.
Poetas e prosadores latinos
Medéia

Resenhas para Poética (87)

ver mais
on 23/6/21


A Poética de Aristóteles se insere em um contexto de uma democracia incipiente aliada a primeira tentativa sistemática de uma polis organizada segundo os princípios da igualdade de governança e representação (ainda que tremendamente exclusiva; e em vários sentidos irônica; excluindo mulheres, crianças, estrangeiros de qualquer espécie ou pessoas sem propriedade). O centro de tal mundo se localizava em Atenas, cercada de pequenos Estados que se agrupavam e guerreavam ao sabor das neces... leia mais

Vídeos Poética (4)

ver mais
Poe?tica (Aristo?teles) ?? | Tatiana Feltrin

Poe?tica (Aristo?teles) ?? | Tatiana Feltrin


Estatísticas

Desejam180
Trocam2
Avaliações 4.0 / 817
5
ranking 35
35%
4
ranking 42
42%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

41%

59%


cadastrou em:
23/04/2012 18:56:00