Poemas do Manuscrito Lamego

Poemas do Manuscrito Lamego Gregório de Matos


Compartilhe


Poemas do Manuscrito Lamego (Clássicos da Literatura Luso-Brasileira #10)





Gregório de Mattos e Guerra é o mais importante poeta da colônia. O seu nome, contudo, recobre um grande corpus atribuído, e não autógrafo, nem certificado, pois a publicação de seus poemas se deu em folhas volantes esparsas, depois copiadas e recolhidas em códices diversos, com muitas variantes.

Quantitativamente, o total de poemas atribuídos a ele chega ao milhar, com cerca de 45 mil versos, em mais de 20 formas poéticas diversas, entre elas, canções, coplas, décimas, endechas, glosas, madrigais, oitavas, quintilhas, romances, redondilhas, sonetos, silvas, tercetos etc. — várias exemplificadas em Poemas do manuscrito Lamego, aqui publicado por Marcello Moreira, notável especialista no assunto.

De tudo, nada lhe deu fama mais imperecível do que a qualidade de suas sátiras, nas quais feriu com o riso e mordeu como cão, não como ovelha.

Quem o ler saberá por que fez jus ao apelido de “Boca do Inferno”.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Poemas do Manuscrito Lamego

Similares


Resenhas para Poemas do Manuscrito Lamego (0)

ver mais
O POETA QUE VÊ TUDO E DIZ TUDO O QUE PENSA
on 30/9/23


Poemas do manuscrito Lamego, de Gregório de Matos é um apanhado geral da produção prolífica, sagrada e profana (muito profana!), desse que é o poeta-mor durante o nosso período de colônia. Gregório produziu muito e, aqui no livrinho, há uma boa safra que transmite muito bem o seu jeito de poetar: homenagens sinceras e irônicas a pessoas comuns e conhecidas, ofensas diretas, sem papas na língua e causos poetizados de acontecimentos possivelmente reais e engraçados do Gregório e seus com... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Livros de Cabeceiras
cadastrou em:
28/08/2023 18:40:46
Livros de Cabeceiras
editou em:
28/08/2023 18:41:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR