Planos Diretores no Estado do Amapá

Planos Diretores no Estado do Amapá Jose Alberto Tostes


Compartilhe


Planos Diretores no Estado do Amapá


Uma Contribuição para o Desenvolvimento Regional




Esta obra é parte integrante do trabalho do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Urbanismo na Amazônia, criado no ano de 2004, na Universidade Federal do Amapá.
O principal objetivo desta obra é proporcionar a um público bem diverso uma discussão sobre planejamento urbano no Estado, tomando por base a concepção que norteou a elaboração dos planos de desenvolvimento, propósitos, características e efetividade de cada um. Assim, se reporta aos seguintes planos: Plano GRUNILF de 1959; Plano d Desenvolvimento Urbano da Fundação João Pinheiro de 1973; Plano HJ Cole & Associados de 1976; Plano Diretor Participativo de Macapá do ano de 2004 e Planos Diretores Participativos dos Municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana.
Pretende-se que a leitura desta obra contribua para que gestores e municípios construam um novo modelo para concepção da política de desenvolvimento urbano, no qual os desafios e obstáculos da responsabilidade compartilhada superem os equívocos das soluções técnicas - adequadas, mas não colocadas em prática - e das soluções comunitárias - desprovidas de condições dignas para a vida nas cidades - resultantes da inércia e conivência do poder público.

Edições (1)

ver mais
Planos Diretores no Estado do Amapá

Similares

(1) ver mais
Planejamento Urbano Regional no Estado do Amapá

Resenhas para Planos Diretores no Estado do Amapá (1)

ver mais
on 1/1/16


Segundo Tostes (2011) ocorreram várias tentativas de planejamento urbano no decorrer das décadas. O Amapá experimentou planos diretores que foram solicitados por distintos governos do Território Federal do Amapá. Os Planos Grumbilf (1960), Plano de Desenvolvimento Urbano da Fundação João Pinheiro (1973) e HJ Cole (1977), foram bons exemplos desta iniciativa. Os planos tinham ampla visão sobre o desenvolvimento urbano de áreas estratégicas para Macapá, o que não foi delineado como algo ... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Gabs
cadastrou em:
24/02/2012 11:11:06