Pesquisa em Educação no Brasil

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Pesquisa em Educação no Brasil


balanços e perspectivas




Em 2009, o Brasil contava com quase 90 programas de pós-graduação em Educação, dos quais mais de 40 na região Sudeste. Para discutir a situação da pesquisa em Educação no País, a Universidade Federal de São Carlos sediou naquele ano o IX Encontro Regional de Pesquisa em Educação (ANPED-Sudeste), que teve como objetivo traçar um balanço do século XX e os desafios para o XXI. Os resultados do encontro podem agora ser conferidos em 'Pesquisa em Educação no Brasil – balanços e perspectivas', lançamento da EdUFSCar organizado pelos doutores em Educação e docentes da UFSCar, Marisa Bittar, Carlos Roberto Massao Hayashi, Rosa Maria Moraes A. de Oliveira e Amarilio Ferreira Jr.



Para fazer um balanço da situação geral na qual se insere a pós-graduação em Educação no País e dos temas que despertaram maior interesse dos estudiosos durante essa trajetória, foi feita uma retrospectiva desde o seu início consagrado em 1938 com a fundação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), passando pela instituição dos programas de pós-graduação a partir de 1965. Foram amplamente debatidas as fases marcantes de cada época, fornecendo subsídios para a análise das características, contextos políticos e tendências da pesquisa realizada no passado e os desafios para o futuro.

Nove apresentações selecionadas daquele encontro estão reunidas neste livro. Dois artigos abordam especificamente a questão do ensino da Sociologia e da Sociologia da Educação: A sociologia da Educação e suas duas tensões, de Maria Alice Nogueira, e O ensino da Sociologia no Brasil e a Sociologia da Educação, de Maria da Glória Gohn. Sobre a pesquisa em História e Filosofia da Educação, há três textos: Apontamentos sobre a pesquisa em História da Educação no Brasil do século XX, de José Luís Sanfelice, A pesquisa em História da Educação no século XX: uma aproximação com o campo da História, de Marisa Bittar, e Marxismo, ciências humanas e pesquisa em educação no Brasil: dos primeiros tempos ao século XXI, de Amarilio Ferreira Jr. Em Alguns apontamentos sobre a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão nos dias atuais, Afrânio Mendes Catani compara a situação europeia e brasileira. Sobre o tema da formação de professoras, há três artigos. Belmira Oliveira Bueno e Denise Trento de Souza assinam Pedagogia contemporânea e formação de professores em serviço: lógicas e dispositivos de um modelo em expansão; Alda Junqueira Marin discute Homogeneização, ações políticas e novos modelos de formação de professores; e Aline M. de M. R. Reali trata do Programa de apoio aos educadores: espaço de desenvolvimento profissional da docência e o tema da Inclusão.

Além de reunir textos sobre fundamentos e políticas da Educação e levantar questões relacionadas ao ensino, a obra navega por duas dimensões que permeiam a produção do conhecimento: reflexão sobre o passado e projeções para o futuro.

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10/10/2012 19:40:02

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