Pelas tramas de uma cidade migrante

Pelas tramas de uma cidade migrante Ilanil Coelho


Compartilhe


Pelas tramas de uma cidade migrante





Pautado numa sólida base teórica, bibliográfica e documental, fruto de sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em História da UFSC, o livro de Ilanil Coelho oferece ao leitor uma análise acurada das mudanças e transformações identificadas na dinâmica vivida pela cidade de Joinville a partir da década de 1980. Ao desnaturalizar esse tempo recente da cidade – que até então mantinha um ideário teuto-brasileiro –, a autora mostra que nesse período a "Cidade das Flores" vive um turning point, por meio do qual ela se abre para novos grupos. Estes, atraídos pela disponibilidade de trabalho, lá passam a viver e ocupar novos espaços socioeconômicos, constituindo bairros e territórios peculiares.
Destarte, tal como aconteceu com outras cidades com identidade definida como teuto-brasileira ou alemã alcançadas pelos novos modelos de industrialização, Joinville "multiculturaliza-se", passando a rever e incorporar em sua imagem esses moradores dos novos bairros, com perfis diferenciados que a ressignificam.
Tomando como referência empírica várias festas realizadas na cidade e arredores, narrativas dos migrantes e a historiografia sobre Joinville, a autora cativa o leitor com sua linguagem muitas vezes intimista, ciosa dos detalhes e metodologicamente muito bem configurada.
Assim, como historiadora com um estilo perspicaz e isento, ela também desnaturaliza jargões consagrados e congelados e discute a nova Joinville: industrializada, multicultural, cosmopolita e globalizada, com as suas implicações decorrentes.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Pelas tramas de uma cidade migrante

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Senhora D.
cadastrou em:
28/09/2018 09:03:36
Gabriel Henrique
editou em:
07/04/2022 00:59:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR