Esse livro é o resultado do trabalho de professores de Educação Física na tentativa de responder algumas questões comuns à maioria dos profissionais da área escolar. Como tornar as aulas de Educação Física escolar prazerosas e agradáveis aos alunos? Como contextualizar os conteúdos da Educação Física com as mudanças e transformações, tão velozes, da sociedade atual? Como aproximar a Educação Física dos requisitos: desafio, emoção, intuição e sensação? Como preparar as crianças e jovens para um mundo de incertezas que nos cercam? Como aprender a conviver com o meio ambiente, preservando-o, em uma aula de Educação Física?
Capítulo 1
Introdução aos esportes radicais, de aventura e de ação
1.1 - Surgimento, crescimento e conceitos
1.2 - Classificação
Capítulo 2
Desenvolvimento humano no contexto escolar: uma perspectiva a partir da aventura
2.1 - Aventura na primeira infância
2.2 - Aventura na segunda infância
2.3 - Aventura na adolescência
2.4 - Estimulando inteligências pela aventura
2.5 - O esporte promovendo o desenvolvimento dos potenciais humanos
Capítulo 3
A pedagogia da aventura
3.1 – Proposta pedagógica das modalidades
3.2 – A pedagogia da aventura no processo integral de desenvolvimento
3.3 – O jogo e a aventura
3.4 – Análise dimensional do ambiente
Capítulo 4
Atividades terrestres na natureza
4.1 – Caminhada, navegação, orientação e acampamento
4.2 – A escalada
4.3 – A bike e a corrida de aventura
Capítulo 5
Atividades terrestres urbanas
5.1 – Parkour
5.2 – Skate
5.3 – Patins in-line
Capítulo 6
Atividades aquáticas
6.1 – O surfe
6.2 – O mergulho
6.3 – A canoagem e o rafting
Capítulo 7
Atividades aéreas: A sensação de voar
Capítulo 8
Interdisciplinaridade
8.1 – Excursões: Atividades experienciais
8.2 – Programa de ensino interdisciplinar