Os sertões

Os sertões Euclides da Cunha


Compartilhe


Os sertões





Escrito a partir do trabalho jornalístico de Euclides da Cunha sobre a rebelião de Canudos, Os sertões é considerada uma das obras mais importantes da literatura nacional. A obra regionalista narra os acontecimentos da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897), que ocorreu no Interior da Bahia, durante 1896 e 1897.


A obra é dividida em três partes: a terra (o meio), o homem (a raça) e a luta (o momento/a guerra). Na primeira ele faz um levantamento geográfico e geológico da região. Fala sobre a terra porque era preciso entender o meio para entender o indivíduo (determinismo). Já na segunda, Euclides mostra a questão antropológica e sociológica. Descreve os habitantes do local, especialmente o sertanejo. Aqui, o autor dedica-se a reforçar o caráter resistente do povo. A frase “o sertanejo é antes de tudo um fote”, é um belo resumo dessa parte do livro.


Toda a descrição inicial do lugar e das pessoas preparam para a leitura da terceira parte, que trata da guerra de Canudos propriamente dita. Depois de entendido o sertanejo e a coletividade, entende-se o momento histórico.


Acima de tudo, Os Sertões é considerada uma das obras mais importantes da literatura nacional, sendo apontada por especialistas, leitura obrigatória para quem deseja compreender o Brasil antes e depois da República.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Os sertões

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Luliane.Machado
cadastrou em:
14/08/2021 12:16:00
Luliane.Machado
editou em:
14/08/2021 12:16:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR