Os órfãos de Getúlio

Os órfãos de Getúlio Tauana Mariana Weinberg Jeffman


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Os órfãos de Getúlio (1 #1)


Comunicação e Imaginário nas Redes Sociais




Em uma era de transformações tecnológicas e simbólicas, a pós-mo­dernidade encontra seu fervor. Nesta, o arcaico e o desenvolvimento tecnológico entra em sinergia, o tempo retorna e, assim, os mitos en­contram-se presentes na atualidade, narrando histórias e condutas, dando ritmo à vida e integrando-se ao cotidiano social. Nessa era, o mundo reencontra-se e reecanta-se, o vertical passa a ser horizontal e os laços sociais deixam de ser apenas de solo e sangue, forman­do-se simbólica e emocionalmente. É nesse contexto que compreen­demos a presença de Getúlio Vargas nas redes sociais. Para tanto, adentramos na história do ex-presidente e das ações comunicacio­nais desenvolvidas em seus governos. Buscamos referências teóri­cas para trabalharmos as noções de mito e imaginário. Averiguamos o desenvolvimento presenciado na era digital, onde a era da cultura de massa passa a ser a era da cultura digital. Observamos a conver­gência das mídias e o papel da tecnologia, da internet e da cultura em tal transformação. A internet transforma-se e deixa de ser encara­da exclusivamente como um meio, onde as mensagens apenas tran­sitam de um emissor para um ou mais receptores. Nesse contexto, as redes sociais tornam-se nossas praças. É neste local que as tri­bos se encontram, interagem, conversam, concordam ou divergem. É onde os laços sociais passam a existir, ou são fortalecidos. A so­ciedade brasileira está nas redes sociais e Getúlio Vargas também, pois, entre conversas e interações, imaginários são compartilhados e nutridos, mitos são revividos, histórias são contadas, e o cotidiano é falado e observado. É nessas praças (aldeias), que os grupos (tribos) que apreciam ou repudiam o ex-presidente se encontram. Getúlio Vargas caracteriza-se como o totem dessas tribos, venerado e apedrejado. Equipando-se de um olhar generoso, que busca o conhecimento comum para compreender as diferentes perspectivas sobre o nosso objeto de estudo, analisamos tais tribos, compreen­demos suas visões de realidade e suas emoções, apresentadas em suas publicações e conversações.

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Tauana Mariana
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17/04/2015 20:37:32