Os Náufragos do Jonathan

Os Náufragos do Jonathan Júlio Verne


Compartilhe


Os Náufragos do Jonathan (Biblioteca Júlio Verne)


Primeira Parte




Editado em 1909, quatro anos após a morte de Jules Verne, Kaw Djer, um proscrito, vive na ilha do Estreito de Magalhães, a ilha Hoste. Anarquista, ele abandonara o mundo civilizado, por não conseguir conceber outro principio social que não fosse o que levasse em conta a liberdade de cada indivíduo, preferindo a vida primitiva dos habitantes desse lugar. Porém, um navio americano, o Jonathan, naufraga nessas longínquas terras; seus passageiros são emigrantes que uma companhia colonial recrutou na Califórnia para viver na África. Eles desembarcam na ilha fazendo uma grande confusão e desordem, e Kaw Djer se vê obrigado, a contragosto, a dirigir e organizar a vida social dos recém-chegados.

* Daí surge uma cidade e a experiência de uma nova sociedade, mas o empreendimento não tem sucesso. Políticos socialistas e comunistas se mostram incapazes de se organizarem em coletividade.

* A fome aparece no inverno e a população se divide em dois grupos, que entram em guerra entre si. Pela segunda vez, Kaw Djer aceita a função de dirigente, restabelece a ordem, reorganiza a agricultura e o comércio e derrota uma invasão dos patagônicos, mas assiste impotente à chegada de aventureiros atraídos à ilha pelo ouro, quando são descobertas algumas pepitas.

* A desordem reinstala-se e Kaw Djer vê-se obrigado a disparar contra os mineiros em revolta, resultando na morte de mais de mil pessoas. Finalmente, Djer abdica, refugiando-se na ilha de Hornos para se entregar a uma vida solitária.
Esta edição da RBA está dividida em 2 volumes.

Aventura / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Os Náufragos do Jonathan
Os Náufragos do Jonathan

Similares

(10) ver mais
A Volta Ao Mundo Em 80 Dias
Em frente da bandeira
À Roda da Lua
As Índias Negras

Resenhas para Os Náufragos do Jonathan (3)

ver mais
Anotações 'Os naufrágos do Jonathan'
on 2/6/23


Esse livro trata muito de teorias sociais e movimentos políticos, onde um homem, um médico famoso vai parar numa ilha que não pertence a nenhum país, pertence aos nativos. Até que ocorre o naufrágio do Jonathan, onde pessoas de várias nacionalidades estavam imigrando para começar uma nova vida, porém não era para ser ali. E o médico que sempre defendeu o anarquismo, se vê em uma situação que se torna impossível e tem que mudar sua visões e a forma de seguir com um novo sistema que func... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 10
5
ranking 70
70%
4
ranking 0
0%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 10
10%

53%

47%

Alex
cadastrou em:
22/08/2010 14:20:50
Georgeton.Leal
editou em:
26/12/2017 09:29:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR