Os milhões da pobreza

Os milhões da pobreza Paul Collier


Compartilhe


Os milhões da pobreza





Porque motivo os países mais carenciados do mundo estão a ficar cada vez mais pobres?
Qual a verdadeira chave para o seu crescimento?
A pobreza global, assinala Paul Collier, está de facto a diminuir em cerca de oitenta por cento do mundo. O problema encontra-se num grupo de cerca de 50 Estados «falhados», que totalizam mil milhões de pessoas, cujos problemas desafiam as abordagens tradicionais para aliviar a pobreza e que constituem o desafio central dos países em desenvolvimento no século XXI.
Dentro de cada uma destas nações há um confronto entre reformadores e líderes corruptos - e os corruptos estão a ganhar. Collier analisa as causas do fracasso, apontando para um conjunto de armadilhas a que estes países estão sujeitos, designadamente os conflitos armados, uma dependência da extracção e exportação de recursos naturais, a questão da localização geográfica e a má governação.
As soluções até agora utilizadas não funcionam contra estas armadilhas, a ajuda é muitas vezes ineficaz, e a globalização pode realmente piorar as coisas, impulsionando o desenvolvimento para as nações mais estáveis. Aquilo de que os últimos mil milhões precisam, afirma Collier, é de um novo e ousado plano apoiado pelo Grupo dos Oito países mais industrializados, que terão de adoptar políticas de comércio preferencial, novas leis contra a corrupção e, se necessário, proceder a intervenções militares cuidadosamente planeadas.

Edições (1)

ver mais
Os milhões da pobreza

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Rodrigo
cadastrou em:
23/08/2012 11:05:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR