Os labirintos percorridos por um aluno Asperger

Os labirintos percorridos por um aluno Asperger Breno D. R. C. Araújo


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Os labirintos percorridos por um aluno Asperger


Do ensino infantil ao superior




As pessoas com autismo de grau leve correspondem à classificação da Síndrome de Asperger. A idiossincrasia nas habilidades sociais e de comunicação é o calcanhar de Aquiles desses indivíduos. Eles percebem e sentem as consequências de suas diferenças, mas não entendem o porquê e precisam aprender, ao longo de toda vida, sobre as atividades sociais, de autoestima e autoconfiança, para melhorar sua competência social e viver com melhor qualidade de vida. Esses estudantes também apresentam necessidades educacionais especiais diferentes de uma incapacidade intelectual. O processo educacional para alunos com Asperger não é fácil. O ensino infantil, particularmente, desempenha papel fundamental no que concerne a estimulação da linguagem e interação social, áreas mais prejudicadas nesse público. O processo de ensino e aprendizagem também representa enorme desafio para os pais e professores em virtude das características comportamentais se acentuarem e poderem se agravar com o avanço da idade, no caso dos autistas com maior gravidade, impedindo-os de continuar o convívio na comunidade escolar, motivo que dificulta o acesso aos níveis de ensino profissional e superior, sendo raros os casos de sucesso. Nesta obra, Breno narra seu percurso acadêmico e todas suas dificuldades com o sentimento de ter percorrido um labirinto marcado por desafios e vitórias em que a família teve um papel fundamental. Sua história pode ser considerada de sucesso e inspiradora para famílias e professores.

Biografia, Autobiografia, Memórias

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