Os Analectos

Os Analectos Confúcio


Compartilhe


Os Analectos


Analectos




Os ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.) – tão lidos na China ao longo do tempo como a Bíblia foi no Ocidente – estão reunidos em Os analectos, trabalho de compilação realizado por seus discípulos. O grande pensador chinês, mais do que uma filosofia, criou uma diferenciada visão de vida, na qual o ponto central é o homem moralmente ideal. Os vinte livros que compõem o Lun yü, comumente conhecido como Os analectos, reúnem um conjunto de elevados valores éticos que conduzem o homem na busca da excelência moral, a partir do cultivo de princípios como benevolência, sabedoria e coragem.

Confúcio teve ainda em a vida a reputação de sábio. Embora fosse de descendência nobre, nasceu em circunstâncias bastante humildes no reino de Lu, na atual província de Shantung. Após um afastamento de dez anos, retornou à cidade natal, onde passou o resto da vida ensinando a um grupo de talentosos e devotados discípulos sobre o conceito central de sua vida, o chün tzu: um homem cujo caráter contém a virtude da benevolência e cujos atos estão de acordo com os ritos e a retidão.

Esta edição se baseia na tradução do chinês para o inglês por D. C. Lau que, juntamente com um grupo de especialistas, reuniu e analisou os ensinamentos de Confúncio. Esse trabalho conjunto resultou em uma versão comentada, que conta ainda com um glossário de nomes de pessoas e lugares citados ao longo do texto e três apêndices: o primeiro, sobre a vida de Confúcio, acompanhado de uma cronologia; o segundo, sobre os discípulos responsáveis pela compilação do texto, e o terceiro, sobre a historiografia de Os analectos.



Literatura Estrangeira

Edições (5)

ver mais
Os Analectos
Os Analectos
Os Analectos
Os Analectos

Similares

(6) ver mais
Tao Te Ching
Discurso decisivo
Poesia Completa de Yu Xuanji
Confúcio e o Mundo que Ele Criou

Resenhas para Os Analectos (24)

ver mais
on 30/10/21


Os Analectos de Confúcio são uma coletânea de casos, ditos e ideias atribuídos ao célebre filósofo chinês, seus alunos e contemporâneos, pois vários dos aforismos são referentes a pensamentos contrários ou contos moralizantes de cunho popular. As ideias principais giram em torno da benevolência (característica mais frequente atribuída ao cavalheiro), da obediência hierárquica (social e governamental) e da anticorrupção - embora, não seja esclarecida em nenhum momento a definição de ... leia mais

Vídeos Os Analectos (1)

ver mais
5 Lições de Vida de CONFÚCIO | Confucionismo | As 5 virtudes de Confúcio.

5 Lições de Vida de CONFÚCIO | Confucionismo


Estatísticas

Desejam80
Trocam8
Avaliações 3.9 / 315
5
ranking 34
34%
4
ranking 38
38%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

63%

37%

LaraF
cadastrou em:
08/02/2009 09:17:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR