Olhos azuis, cabelos pretos & A puta da costa normanda

Olhos azuis, cabelos pretos & A puta da costa normanda Marguerite Duras


Compartilhe


Olhos azuis, cabelos pretos & A puta da costa normanda





Olhos azuis, cabelos pretos, romance de 1986 de Marguerite Duras, se desenrola em um quarto de hotel em um balneário francês, onde ao fundo é possível avistar o mar e escutar o barulho de pessoas desconhecidas em busca de sexo. Um jovem estrangeiro de olhos azuis enigmáticos e cabelos pretos passa pelo saguão do hotel e se mistura na multidão.

Dentro do cômodo, há dois protagonistas que se conectam por um desejo peculiar e sem esperanças. O que os une é a falta do rapaz estrangeiro, que consome seus pensamentos. O Homem e a Mulher: personagens formais, belos, nus e iluminados pela luz noturna que penetra a janela do quarto. Ela, uma escritora do interior; ele, um jovem homossexual.

Jogados lado a lado na cama, em uma imobilidade que impede que se consuma qualquer relação, eles conversam e lamentam a ausência do estrangeiro, que desconhece suas existências e exerce um fascínio desmesurado sobre eles.

***

A puta da costa normanda é um pequeno texto biográfico de Marguerite Duras, escrito concomitantemente a Olhos azuis, cabelos pretos. A escritora está em um hotel em Trouville, de frente para o mar, e escreve as páginas de seu romance na companhia de seu amante Yann Andréa, 38 anos mais jovem que ela e homossexual. Este último tem a tarefa de digitar o texto em uma máquina de escrever.

A relação dos dois é conturbada. Ouvimos gritos. Yann critica sua amante por seu desejo de escrever, sua misantropia, sua vontade inabalável que não deixa espaço para mais nada. Ele a culpa pela falta de sociabilidade, pela falta de vontade de sair, de aproveitar a vida. Ele está vivendo a “realidade”, em Trouville, entre o Casino e o grande hotel. Ela está em um mundo virtual e imaginário. Ao contrário de Olhos azuis… este manuscrito é secreto, não dado a Yann para sua digitação. Segundo Duras, quando o livro terminar, não há mais razão para que ele exista como objeto pessoal, podendo ser publicado para testemunhar o que aconteceu durante o tempo de escrita de seu romance.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Olhos azuis, cabelos pretos & A puta da costa normanda

Similares

(2) ver mais
Moderato Cantabile
Hiroshima meu amor

Resenhas para Olhos azuis, cabelos pretos & A puta da costa normanda (1)

ver mais
O vazio interior num quarto esvaziado
on 14/8/23


No teatro, é comum abrir mão de cenários elaborados e recorrer a fundos monocromáticos e ao uso de poucos objetos com o intuito de evitar a distração do público e mantê-lo concentrado exclusivamente na ação do elenco. Tal objetivo é compartilhado por Marguerite Duras em seu romance ?Olhos azuis cabelos pretos?, no qual todo o enredo se desenrola predominantemente num único espaço: um quarto despojado de mobília e ocupado apenas por lençóis brancos no chão e um lustre, que dá à narrati... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 9
5
ranking 56
56%
4
ranking 33
33%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Jenifer
cadastrou em:
12/05/2023 09:41:46
Jenifer
editou em:
12/05/2023 09:42:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR