Quando os sentidos, a imaginação e a memória são estimulados por um objeto, produzem imagens estáticas e sempre iguais a si mesmas ou vivem em uma relação dialética com a criação artística? O olhar é despertado pela matéria ou pela intenção da obra? O objeto, a partir de sua colocação espaço-temporal, produz sempre os mesmos significados ou participa de um processo subjetivo e contextual sempre novo e negociável? Essas são algumas das questões que este volume levanta ao problematizar a relação entre o sujeito e a obra de arte. As duas vertentes críticas do materialismo e do conceitualismo permeiam os 17 ensaios deste livro, apresentados no VI Colóquio História e Arte em 2014, que se colocam no panorama de estudos críticos sobre a história do olhar e a cultura visual. As pesquisas abordam objetos diversificados da arte no Brasil nos séculos XIX e XX mostrando como o olhar se constrói socialmente a partir das diferentes perspectivas teóricas desenvolvidas ao longo da história da arte. Ensaios de- Ana Cavalcanti | Artur Correia Freitas | Arthur Valle | Emerson Dionisio Gomes de Oliveira | Luciano Migliaccio | Luciene Lehmkuhl | Luiz Alberto Ribeiro Freire | Marco Antonio Pasqualini | Maria Bernardete Ramos Flores | Maria de Fátima Piazza | Maria Luisa Tavora | Maraliz Christo | Marize Malta | Paulo Knauss | Renata Maria de Almeida Martins | Rogéria de Ipanema | Sonia Gomes Pereira.
Artes