O voo da madrugada

O voo da madrugada Sérgio Sant'Anna
Sérgio Sant'Anna


Compartilhe


O voo da madrugada





Dezesseis contos marcados pela experimentação formal, pela dimensão psicológica do sexo e pela indagação filosófica sobre a existência. Desejo e alucinação conduzem os personagens a zonas sombrias, em que predominam figuras femininas como sedução, volúpia, imaginação, fantasia e morte. Narrativas que defendem uma arte ligada de forma íntima à vida.

Os contos de O voo da madrugada vêm cobertos pelo manto da noite. Os enredos das dezesseis histórias do livro são variados e as técnicas narrativas se adequam, sempre de forma inventiva e surpreendente, às motivações dos textos. Uma obsessão comum, porém, confere unidade de escura atmosfera às narrativas do livro: os personagens - e o próprio escritor - vivem experiências nos meandros noturnos da consciência.

A solidão persegue os personagens do livro de forma desesperada, a ponto de fazê-los pensar inúmeras vezes em dar cabo da existência. O salto para fora da vida que percorre os contos, porém, é metáfora para representar estados de espírito excepcionais, como aqueles que traduzem o torpor do sexo, a liberdade da fantasia e o fascínio pela arte.

A obsessão pelo desfecho da vida é associada a forte carga erótica, mas também à busca pela forma perfeita. As histórias contadas por Sérgio Sant'Anna mergulham, assim, nas zonas sombrias da mente para delas emergir com novas tonalidades, numa outra e inesperada organização da realidade - iluminada e irresistivelmente sedutora.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O voo da madrugada

Similares


Resenhas para O voo da madrugada (3)

ver mais
Sexual
on 14/11/23


Dos contemporâneos da literatura nacional, até o momento, o que mais me cativou. Escrita fluida, inteligente, sempre com uma pitada de humor e sexo, muito sexo! Alguns contos podem mesmo causar a repulsa ou indignação de leitores mais sensíveis. Porém, no todo, um bom livro. Destaque para o conto O GORILA - na minha singela opinião o melhor e mais divertido. "Disso que você chama a sua loucura, que você usa para se defender do mundo. Medo dos seus próprios desejos,..."... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam1
Avaliações 3.8 / 93
5
ranking 29
29%
4
ranking 40
40%
3
ranking 19
19%
2
ranking 6
6%
1
ranking 5
5%

44%

56%

Bruno
cadastrou em:
14/01/2009 15:49:44
Alê | @alexandrejjr
editou em:
31/08/2022 11:27:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR