O Último Verão

O Último Verão Ricarda Huch


Compartilhe


O Último Verão





Escritora, historiadora e filósofa, Ricarda Huch (1864-1947) marcou época na Alemanha, mas ainda é pouco conhecida fora de seu país natal. Foi uma das intelectuais mais destacadas de seu tempo, chamada por Thomas Mann de “a primeira mulher das letras alemãs, e provavelmente da Europa”. Huch desafiou as regras estabelecidas ao mudar-se para a Suíça com o intuito de frequentar a Universidade de Zurique, onde se doutorou, porque as universidades prussianas da época não aceitavam mulheres. Durante os anos do nazismo, fez parte do grupo de escritores que decidiu não se exilar e fazer oposição ao regime internamente. O último verão, um eletrizante romance epistolar agora publicado pela CARAMBAIA com tradução de Karina Jannini e posfácio de Juliana Brina, é sua obra de ficção mais conhecida.

Publicado em 1910, o livro foi criado em resposta a uma brincadeira em família, que desafiou Huch a escrever uma história de detetive. Ela encarou a aposta e criou um romance, em formato epistolar, que se passa na Rússia pré-revolucionária. Um tempo conturbado que contrasta com sua ambientação, uma casa de campo à qual a família do governador do Estado, Yegor Rasimkara, se recolhe em busca de tranquilidade e segurança. O governador tinha acabado de mandar fechar a Universidade de São Petersburgo para calar os protestos estudantis. Liu, um homem culto e observador, é chamado pela esposa de Yegor para protegê-lo em sua casa. No entanto, ele é secretamente um militante anarquista que planeja matá-lo.

Tudo isso é revelado logo no início. O romance se desenrola a partir daí em clima de tensão permanente, por meio de cartas trocadas entre Liu e um correligionário e entre os membros da família Rasimkara. Liu exerce sobre todos uma atração fora do comum, com “aqueles estranhos olhos cinzentos, que parecem penetrar em todos os corpos”, no dizer da matriarca. A família tem três filhos: Velia, um jovem piadista e despreocupado, e as irmãs Jessika e Katia, cheias de energia. Jessika se apaixona por Liu, e Katia fica enciumada, tornando-se a única voz crítica a Liu no núcleo familiar, o que não chega a abalar a situação confortável do forasteiro.

Huch explora os medos e a violência surda da época retratada, em particular nas cartas de fundo político de Liu para seu parceiro de conspiração. Há uma nova ordem em gestação, e todos os personagens, de um modo ou de outro, intuem uma revolução a caminho. Liu reconhece a austeridade e a seriedade intelectual de sua possível vítima, mas considera que um ato de violência é necessário para os objetivos de seu grupo. É perceptível no estilo da autora o fascínio pelo conflito iminente. “Nasci protestante, com uma tendência para revolução e rebeliões”, escreveu Huch em sua autobiografia. Uma prova do impacto histórico e literário de O último verão é que houve duas adaptações para o cinema, na Alemanha em 1954 e na Suécia em 1990.

Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
O Último Verão
El último verano
The Last Summer
Le Dernier Été

Similares

(10) ver mais
Emília Galotti
O livro de Monelle
Espelho partido
A aranha negra

Resenhas para O Último Verão (0)

ver mais
"O Último Verão" – Um Estudo Sobre Lealdade e Traição

"O Último Verão", de Ricarda Huch, é uma obra tecida com a delicadeza das relações humanas contra o pano de fundo de uma Rússia pré-revolucionária, onde a tensão política se entrelaça com o drama familiar. Através de uma narrativa epistolar, Huch desdobra a história de um jovem revolucionário infiltrado na casa de um governador, sob o disfarce de um secretário. O que inicia como uma missão para proteger a figura política de potenciais atentados se transforma em um intrincado estudo sob... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 8
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 13
13%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Ana Gabriela
cadastrou em:
20/06/2023 10:18:19
Ana Gabriela
editou em:
20/06/2023 10:18:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR