O Túmulo do Fanatismo

O Túmulo do Fanatismo Voltaire


Compartilhe


O Túmulo do Fanatismo





Importante texto contra o fanatismo, falsamente atribuído no título a Bolingbroke.
"Este é o estudo mais eloquente, mais profundo e mais forte que se tem escrito sobre o fanatismo, e do qual Bolingbroke não teve a menor ideia, já que é inteiramente de Voltaire. Foi condenado por decreto da Corte de Roma, em 29 de novembro de 1771, com outras cinco obras de Voltaire". (Quérard)
"Extremamente virulento contra a Bíblia, os evangelhos apócrifos, os primeiros cristãos. (...) Voltaire encontrou o estadista inglês Bolingbroke, amigo de D'Argental, em dezembro de 1722 no castelo de La Source, perto de Orléans. Simpatizaram-se, concordaram sobre a história, a filosofia ou a Bíblia. Reencontraram-se na Inglaterra. Neste texto, Voltaire colocou sob a pena de Bolingbroke todas as suas ideias sobre o fanatismo". (Biblioteca da França, exposição Voltaire)
"Voltaire é e será sempre atual, porque haverá sempre superstição, fanatismo, intolerância, injustiça, simonia, milagres, tolice. Nas obras de Voltaire, a revolução. É preciso lê-lo".

Filosofia

Edições (1)

ver mais
O Túmulo do Fanatismo

Similares

(2) ver mais
O Livro das Ilusões
Zadig ou Do Destino

Resenhas para O Túmulo do Fanatismo (1)

ver mais
o Tumulo do fanatismo.
on 31/7/13


Em O Tumulo do fanatismo, Voltaire diz, que a única preocupação daqueles que estiveram na direção das seitas, era enriquecer e deixar o povo na miséria, porque estes líderes eram trapaceiros, gananciosos e perseguidores sanguinários, quando na realidade, deveriam estar isentos destes vícios, e se preocuparem apenas de entregar as preces dos fiéis a Deus (VOLTAIRE, 2006, p.7/8). Ao estudar a historia, Voltaire diz ao seu leitor, que os árabes foram os primeiros povos a criarem fábu... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.3 / 18
5
ranking 44
44%
4
ranking 44
44%
3
ranking 6
6%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Giovanna
cadastrou em:
25/10/2009 21:23:18
Wesley Soares
editou em:
01/04/2022 13:53:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR