O processo do tenente Ieláguin

O processo do tenente Ieláguin Ivan Búnin


Compartilhe


O processo do tenente Ieláguin (Coleção Leste)





No verão de 1890, os lances trágicos do caso de amor entre a atriz polonesa Maria Wisnowska e o jovem militar russo Aleksandr Bartenev, que resultaram em um assassinato - e as insólitas revelações que surgiram durante o processo judicial subsequente -, chocaram a Rússia. Os contornos do affair eram tão misteriosos, "tão complexos e absurdos", como observou Tchekhov, "que só o próprio Dostoiévski poderia se mover à vontade naquele labirinto".

Mais de três décadas depois, quem tomou essa paixão fatal como ponto de partida para construir uma obra-prima da narrativa moderna foi Ivan Búnin (1870-1953), um dos maiores estilistas da língua russa, representante expressivo da chamada "literatura de emigração", e que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1933.

Escrito em 1925, O processo do tenente Ieláguin impressiona pela intensidade com que seu autor articula as vozes presentes no julgamento do protagonista para compor uma narrativa excepcional, formada por múltiplas camadas, nas quais verdade e ilusão se alternam em ritmo arrebatador. Com um pé na grande tradição do realismo russo e outro nos experimentos da modernidade, Búnin se distingue por uma prosa sensível, de alta voltagem poética, que a bela tradução de Boris Schnaiderman recriou com fluência e precisão para o leitor brasileiro.

Drama / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O processo do tenente Ieláguin

Similares

(2) ver mais
Diário de um homem supérfluo
O rumor do tempo

Resenhas para O processo do tenente Ieláguin (11)

ver mais
Um verdadeiro olhar sobre o comportamento humano

Moralidade, causa e efeito? Uma novela curta, porém, muito bem contada, com a fabulosa tradução de Boris Schnaiderman. O vencedor do prêmio Nobel de literatura (1933), Ivan Alekseyevich Bunin, escritor, poeta, tradutor e prosista, nos apresenta essa história perfeitamente elaborada em um contexto contraditório, original e totalmente complexo.  O Tenente Ieláguin, assassino confesso, indiferente no que se refere ao sentimentalismo, ao não apresentar remorso após o crime, e, ao mesmo t... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam1
Avaliações 3.9 / 96
5
ranking 23
23%
4
ranking 52
52%
3
ranking 23
23%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Blendon Moreira
editou em:
07/06/2023 18:28:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR