O problema do mal

O problema do mal A.-D. Sertillanges


Compartilhe


O problema do mal


O problema do mal




O problema do mal está tão enraizado na consciência moderna, e a tal extremo, que se converteu mais numa enfermidade de espírito que em um problema propriamente dito. Duas grandes guerras consecutivas, a ameaça de uma terceira e tudo o que vemos surgir delas, com seus transtornos, sofrimentos, duelos e crimes, criam em nós uma obsessão que, em determinados grupos, chega até ao desespero.

Tal é o sentido dessas doutrinas recentes que, testemunhando, segundo elas mesmas dizem, o absurdo congênito do mundo e do destino, decidem tomar partido na referida questão, contar com tais acontecimentos e levar uma vida que esteja de acordo com eles; ou seja, trata-se de cada indivíduo, de acordo com seu temperamento, adotar um sistema de valores e um modelo de vida arbitrária, com cuja lógica terão de viver, recolhendo as poucas alegrias que lhes são possíveis sem aprofundar-se nelas, obedecendo, mediante a ação, a seu dinamismo interior, sem finalidade verdadeira e, talvez, na melhor das hipóteses, seguindo nobres instintos, sem associar-lhes, no fundo, sentido algum.

Ademais, seria ingênuo crer que semelhantes estados de ânimo são novos; eles reaparecem em todas as épocas de crise e, no estado habitual, dormem. A angústia do mal impõe-se a todas as almas, grupos e civilizações. Por que temê-la? O problema do mal julga o destino de cada ser, o porvir do gênero humano, a significação da natureza geral e, o que é ainda mais grave, a Santidade de Deus.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
O problema do mal

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Thiago Viana
cadastrou em:
21/01/2021 10:05:29
Thiago Viana
editou em:
25/04/2021 20:40:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR