O ponto de partida da metafísica

O ponto de partida da metafísica S. J. Joseph Maréchal


Compartilhe


O ponto de partida da metafísica


Caderno 1: Da Antiguidade ao fim da Idade Média: a crítica antiga do conhecimento




Neste primeiro volume, o autor introduz o leitor ao problema moderno do conhecimento metafísico estabelecendo algumas definições e expondo alguns pontos de vista mais remotos ao problema, que se não fossem esclarecidos, tornariam impossível a análise justa das filosofias críticas mais recentes.

Neste volume se define, por exemplo, o sentido e o alcance epistemológico do realismo antigo, e por que seria rudimentar demais classificá-lo, como fazem diversas filosofias que vieram na esteira de Kant, de puro “dogmatismo”.

O autor ainda sublinha a função crítica que a própria metafísica pode assumir, por que e em que sentido é necessária uma metafísica do conhecimento, como ela se desenvolveu de modo mais pleno em Aristóteles e em Santo Tomás, qual o tamanho da influência das visões de Duns Scot e Guilherme de Ockham no surgimento posterior da filosofia moderna, entre outras questões relacionadas.

Edições (1)

ver mais
O ponto de partida da metafísica

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Rodrigo.Monteiro
cadastrou em:
23/04/2024 04:58:43
Rodrigo.Monteiro
editou em:
24/04/2024 01:05:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR