O Poço e os Charcos

O Poço e os Charcos G. K. Chesterton


Compartilhe


O Poço e os Charcos





O Poço e os Charcos foi escrito poucos anos após a conversão de Chesterton e é fruto da contribuição do autor com artigos para revistas católicas. A maior parte desses ensaios foi reimpressa dando origem a dois livros, dentre os quais está justamente O Poço e os Charcos.

Mas este livro é diferente; aqui temos um Chesterton mais sério, por assim dizer, que adquire um tom diferente daquele que estamos acostumados. Embora as piadas e os gracejos tenham diminuído nestes textos, ainda há uma pitada de humor que, não adianta, é a marca registrada do nosso autor. Aqui vai uma amostra da nota introdutória que deixa muito claro qual é o teor desta obra: “Senti, de início, uma tentação monstruosa de intitular o presente livro de ensaios de "Brincadeiras à Parte". Parecia-me uma maneira simples e direta de avisar ao meu leitor de que aqui ele não encontraria brincadeiras — uma ou outra, no máximo —, pois os ensaios a seguir são ensaios de polêmica, escritos por um polemista com o propósito de esgotar todos os tópicos que o incitavam à controvérsia...”

Chesterton defende ferozmente a Igreja (o "Poço") e os ensinamentos cristãos como fonte de sabedoria, razão, compaixão e força para enfrentar todos os perigos e males em tempos modernos (os "Charcos"). Neste livro, o autor aborda uma sensação urgente de que há dias muito sombrios e desesperadores pela frente e que, entre outros acontecimentos perigosos, a pior guerra que o mundo já viu está logo adiante.

Ensaios

Edições (2)

ver mais
O poço e os charcos
O Poço e os Charcos

Similares

(1) ver mais
As I Was Saying

Resenhas para O Poço e os Charcos (1)

ver mais
O Mestre das Ironias
on 17/2/23


Neste livros de pequenos ensaios de Chesterton, o autor se debruça em diversos temos polêmicos como comunismo, Hitler, protestantismo, política, igreja Católica, entre outros? somos presenteados com a inteligência e perspicácia de um dos maiores filósofos inglês de todos os tempos. ?Eu não poderia abandonar a fé sem cair em algo mais superficial do que a fé. Eu não poderia deixar de ser católico sem me tornar algo mais limitado do que um católico. Para perder o acesso à filosofia univ... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Diogo.Guerra
cadastrou em:
27/06/2022 23:18:36
Diogo.Guerra
editou em:
27/06/2022 23:19:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR