O Partido com Paredes de Vidro

O Partido com Paredes de Vidro Álvaro Cunhal


Compartilhe


O Partido com Paredes de Vidro (Assim Lutam os Povos)





A primeira edição de "O Partido com paredes de vidro" foi publicada em 1985. Era inimaginável, então, a tragédia que destruiu a URSS e transformou a Rússia num país capitalista. No horizonte próximo o que se esboçava era a vitória do socialismo sobre o capitalismo. Mas a História tomou outro rumo.

Este livro traz respostas a questões relativas aos comunistas. Ajuda a compreender porque resistiu o PCP ao desaparecimento da União Soviética e é um dos poucos partidos comunistas que na Europa sobreviveu intacto ao vendaval que desnaturou ou destruiu a maioria deles. Enquanto outros, como o italiano, o francês e o espanhol, aderiram ao antisovietismo, e adotaram linhas reformistas que os tornaram cúmplices do neoliberalismo, o PCP manteve-se fiel aos princípios e valores do marxismo-leninismo.

O livro não é apenas como ensaio uma demonstração brilhante do domínio pelo autor do materialismo dialético. Álvaro Cunhal procura e consegue com frequência imprimir força de revelação à própria evidência. A personagem central é sempre o Partido. É nele que se inserem o abstrato – as ideias, a concepção do mundo – e o concreto – os homens que fazem do Partido um grande coletivo revolucionário.

O tratamento de questões teóricas surge entrosado em exemplos de uma práxis viva. Está ali praticamente tudo, exposto, comentado e explicado sem véus, nem omissões: a organização, o trabalho coletivo, o estilo e o tipo de direção, o centralismo democrático, as eleições internas, o voto secreto, a prestação de contas, a experiencia, a renovação permanente, o consenso, a unanimidade, os quadros, a democracia, os deveres e direitos, a crítica e a autocrítica, a moral comunista. Com transparência cristalina.

Ensaios / Filosofia / História / Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (2)

ver mais
O Partido com Paredes de Vidro
O partido com paredes de vidro

Similares

(3) ver mais
História da Comuna de 1871
A Crise do Movimento Comunista
Introdução ao fascismo

Resenhas para O Partido com Paredes de Vidro (2)

ver mais
on 13/12/23


Acho que esse livro é muito importante, tanto para quem participa de organizações de esquerda quanto para quem quer entender um pouco mais de estrutura, formas de atuação (ou talvez tenha o interesse específico na experiência portuguesa). Fiz uma leitura bem lenta, fui marcando partes importantes, tive a oportunidade de debater com outras pessoas alguns capítulos, acho que não precisa de tanta pressa para ler, mas com certeza é um que merece ser revisitado. O Álvaro Cunhal se debruço... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 22
5
ranking 82
82%
4
ranking 14
14%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Manu
cadastrou em:
02/11/2010 17:03:07
marcooscaioo
editou em:
17/03/2022 21:30:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR