O pai dos burros

O pai dos burros Humberto Werneck


Compartilhe


O pai dos burros


Dicionário de lugares-comuns e frases feitas




Humberto Werneck é um colecionador. Não de borboletas, como explica na apresentação deste livro, mas de lugares-comuns e frases feitas. Há quase quatro décadas ele mantém o hábito de anotar, no cantinho do papel que estiver à mão, aquelas expressões que, de tanto uso, tornaram-se gastas. É o caso de "a escola da vida", "abraçar uma causa" e "acreditar piamente", apenas três exemplos entre as mais de 4.500 expressões espalhadas pelos 2.000 verbetes da obra.



Tamanha obsessão tem uma razão: Werneck sempre se preocupou com a funcionalidade da linguagem. A necessidade de que cada palavra ou sentença seja usada precisamente. "Se escrever vale a pena, deve ser para enunciar algo que se pretende novo -- e me parece um contrassenso, sobretudo no jornalismo, tentar passar o novo com linguagem velha", escreve Werneck. O que não significa que os lugares-comuns devam, necessariamente, ser banidos. "O que se quer com este livro é apenas recomendar desconfiança diante de tudo aquilo que, no ato de escrever, saia pelos dedos com demasiada facilidade. Porque nada de verdadeiramente bom costuma vir nesse automatismo".

Edições (1)

ver mais
O pai dos burros

Similares


Resenhas para O pai dos burros (1)

ver mais
on 31/3/10


Se este é o pai, quem seria a mãe?... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam1
Avaliações 3.2 / 25
5
ranking 12
12%
4
ranking 20
20%
3
ranking 48
48%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Tauil
cadastrou em:
12/08/2009 19:44:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR