O olhar dourado do abismo

O olhar dourado do abismo Olga Savary


Compartilhe


O olhar dourado do abismo


Contos de paixão e espanto




Olga Savary é considerada uma das maiores poetas brasileiras do século XX, além de jornalista, tradutora e ensaísta. O olhar dourado do abismo, seu único volume de contos publicado originalmente em 1997, reúne narrativas marcadas por intensa voz poética, em que se sobressai um trabalho de linguagem que prioriza o erótico, o irônico e o trágico, valendo-se de um imaginário povoado por elementos trazidos do folclore brasileiro e da cultura pop. Através do olhar da autora, o feminino ganha centralidade, ainda que as mulheres retratadas lutem para ocupar espaço num mundo moldado por homens.

Savary brinca com estruturas narrativas (por exemplo, em alguns contos, opta pelo formato dos textos teatrais, para ressaltar o embate de ideias entre os personagens), se permite mesclar registros linguísticos, entre o regional e o erudito, e recorre aos reinos animal, vegetal e mineral para criar iguras de linguagem inusitadas. Dialoga, ainda, com temas contemporâneos à época, como a contundência das mulheres que rejeitam os papéis de esposa e mãe e rompem com todos os códigos para se lançarem à aventura de viver uma sexualidade intempestiva.

“Em O olhar dourado do abismo, em que pese a leveza da prosa, a poeta está sempre presente, até mesmo porque esse olhar é o mesmo de seus poemas, o olhar da mulher num mundo moldado por homens [...].”
Dias Gomes

"O texto de Olga Savary é das coisas mais brasileiras que eu já vi. O Brasil respira na sua poesia, no seu texto."
Gilberto Freyre

“Olga Savary enfrentou um tempo em que a autora mulher contava com poucas possibilidades de se destacar no mercado literário brasileiro, embora ela tenha tido a sorte de estar em uma família leitora.”
Joselia Aguiar

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (2)

ver mais
O olhar dourado do abismo
o olhar dourado do abismo

Similares


Resenhas para O olhar dourado do abismo (1)

ver mais
null

Gostei do seu livro, são 19 contos, com exceção de um, todos tem a mulher como ponto central da trama, o subtítulo é "contos de paixão e espanto", e realmente a paixão está presente, como ela escreve muita poesia, seus contos tem uma linguagem poética que eu particularmente gosto. ?"Conhecia o gosto da palavra medo, conhecia o cheiro da palavra medo, o som da palavra não tendo primazia sobre ela. Tinha vocação dos abismos - e não sabia." ?"O texto de Olga Savary, a personalidade poéti... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.1 / 10
5
ranking 10
10%
4
ranking 20
20%
3
ranking 40
40%
2
ranking 30
30%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Jenifer
cadastrou em:
17/05/2024 18:46:37
Jenifer
editou em:
17/05/2024 18:46:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR