O mercado das crenças

O mercado das crenças Eduardo Giannetti


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O mercado das crenças


Filosofia econômica e mudança social




A fim de melhor compreender a natureza das decisões econômicas, Eduardo Giannetti questiona a noção de que as crenças governam a ação social e discute as relações entre ideias, interesses e comportamento. Entre a economia, a política e a história das ideias, o livro sugere que os economistas não exercem tanta influência quanto supõem.

Publicado originalmente nos Estados Unidos, em 1991, O mercado das crenças, de Eduardo Giannetti, ganha sua primeira edição brasileira. Livro de estreia do autor, o ensaio trata do papel da filosofia política e econômica (as "ideias") nos processos de formação das crenças e de mudança social. A intenção principal é entender o comportamento da economia pelo exame das motivações não-racionais (as "paixões").

O livro parte das concepções de pensadores como David Hume e Adam Smith para entender o modo como as paixões acabam por afetar nossa conduta como consumidores, produtores e tomadores de decisão. Além disso, procura compreender como, por meio da linguagem, as paixões influem na transmissão das idéias entre gerações e pessoas. Giannetti localiza a preocupação com esse problema no cerne de uma importante tradição da filosofia moral britânica.

Segundo o autor, a ênfase no componente não-racional de nossos mecanismos de fixação das crenças contribui para esclarecer e restringir afirmações enganosas, feitas com frequência pelos filósofos de tradição utilitarista, marxistas, keynesianos e neoliberais, que acreditam no poder supremo das ideias para moldar a conduta humana e as instituições da vida prática.

Entre a economia, a filosofia, a política e a história das idéias, Giannetti desafia o leitor e o educa sobre as concepções de natureza humana e do avanço do conhecimento, com profunda erudição e clareza argumentativa.

Economia, Finanças / Ensaios / Não-ficção

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Guilherme
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Alê | @alexandrejjr
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