O Menino Lula

O Menino Lula Audálio Dantas


Compartilhe


O Menino Lula





Audálio Dantas narra, em texto emocionante, a saga do pequeno retirante que chegou à Presidência da República. Uma obra impregnada de emoções reais, onde cada lembrança é lâmina cortante, a quase restauração das dificuldades e sofrimentos da família Silva no agreste pernambucano ou nas bordas de cidades do Sudeste. O livro O Menino Lula, mais do que acrescentar tintas míticas à imagem do Presidente Lula, reconduz Luiz Inácio da Silva aos seus iguais: tantos e tantos nordestinos que ainda hoje

nascem e se mantém em vida como a confirmar a existência de milagres.



O autor escreveu o livro depois de uma longa conversa, em julho deste ano, com o presidente. Parte dessa história o autor já conhecia, seja porque ele e Lula tenham participado de lutas sindicais e políticas contra a ditadura militar, nos anos de 1970 e 1980, ou pelo fato de Audálio também ter migrado, ainda menino, do sertão nordestino, e depois, como repórter, conhecido de perto os problemas que afetam a região.



"O Menino Lula" é uma história sem alegrias. Lula nem acha que teve infância, no sentido da evolução lúdica de que todas as crianças deveriam desfrutar. Naquele casebre de Caetés, então um distrito do município de Garanhuns, muitas vezes faltava água e faltava pão; havia apenas um grupo de seres humanos - uns quase bebês, outros adultos - acoitado pelo instinto vital da sobrevivência. Nesse cenário sem cor, as lembranças que em Lula se fixaram são aquelas que se sobrepujaram em sofrimento, como a da partida da família num caminhão pau-de-arara, deixando para trás, desesperado, o único bicho de estimação, um cachorro chamado Lobo. O caminhão atravessou seis Estados e, ao final de treze dias de viagem, descarregou a família - Dona Lindu e sete de seus filhos - em São Paulo.



A obra é completada com várias fotos do acervo pessoal da família de Lula e por xilogravuras do paraibano Jerônimo Soares, um dos mais importantes ilustradores de cordéis do Brasil. O jornalista Ricardo Kotscho, que fez o prefácio, diz que, para quem não conhece o Brasil e seu Presidente, o livro poderá parecer uma ficção, mais um romance fantástico de Gabriel Garcia Marquez. "Esse livro, porém, é uma prova de que, querendo, tudo é possível. Até mesmo mudar o nosso próprio destino", escreve Kotscho.

Edições (1)

ver mais
O Menino Lula

Similares

(2) ver mais
De Lula a Lula
Ciro Gomes no País dos Conflitos

Resenhas para O Menino Lula (1)

ver mais
Vida de sofrimento
on 16/12/09


Como eu esperava a leitura foi muito fácil. Os textos são curtos, parece mais um livro para crianças, com muitos desenhos. A história, contada de forma suscinta, é muito triste. As dificuldades da vida nordestina realmente não devem ser fáceis de serem vencidas. Mas Lula venceu-as todas e segue vencendo-as ainda hoje.... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.2 / 9
5
ranking 11
11%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 11
11%
1
ranking 11
11%

44%

56%

Vivi
cadastrou em:
28/11/2009 19:42:06