O Mal Ronda a Terra

O Mal Ronda a Terra Tony Judt


Compartilhe


O Mal Ronda a Terra


Um tratado sobre as insatisfações do presente




Há algo de profundamente errado na maneira como vivemos hoje. Ao longo de trinta anos, a busca por bens materiais visando o interesse pessoal foi considerada uma virtude. Sabemos o preço das coisas, mas não temos ideia de seu valor. Não fazemos mais perguntas sobre uma decisão judicial ou um ato legislativo: é bom? É justo? É adequado?

É correto? Ajudará a melhorar o mundo ou a sociedade? Essas costumavam ser as questões políticas, mesmo que as respostas não fossem fáceis. Devemos mais uma vez aprender a fazê-las."




Há algo de errado na maneira como vivemos e pensamos o presente. Tony Judt, um dos mais importantes historiadores e pensadores da atualidade, cristaliza com maestria nosso grande desconforto coletivo. "O caráter materialista e egoísta da vida contemporânea não é inerente à condição humana. Muito do que parece ‘natural" hoje em dia data dos anos 1980: a obsessão pelo acúmulo de riqueza, o culto da privatização e do setor privado, a crescente desigualdade entre ricos e pobres. E, acima de tudo, a retórica que acompanha esses conceitos: admiração acrítica pelos mercados livres de restrições, desdém pelo setor público, ilusão do crescimento interminável.




Não podemos continuar vivendo assim", alerta o autor. O Mal Ronda a Terra oferece a linguagem que a sociedade precisa para lidar com as necessidades comuns, rejeitando o individualismo niilista da extrema direita e o socialismo deturpado do passado. Judt argumenta que é preciso olhar para o passado recente e mais uma vez colocar o respeito à igualdade de direitos acima da mera eficiência. Em vez de ter uma fé cega no mercado - como se fez nos últimos trinta anos - o homem tem de confrontar os males sociais e assumir responsabilidades pelo mundo em que vive. "A pequena crise de 2008 serviu para lembrar que o capitalismo desregulado é seu pior inimigo: mais cedo ou mais tarde sucumbe aos próprios excessos e se volta novamente para o Estado em busca de socorro. Mas se ficarmos apenas catando os cacos para tocar a vida como era antes podemos esperar por reviravoltas ainda maiores nos próximos anos", acredita o historiador. Sensato, lúcido, humano e perspicaz, O Mal Ronda a Terra ocupará um lugar de destaque entre os grandes textos políticos de todos os tempos.

Edições (1)

ver mais
O Mal Ronda a Terra

Similares

(12) ver mais
Os Fatos São Subversivos
O professor do desejo
Reflexões Sobre um Século Esquecido
O Chalé da Memória

Resenhas para O Mal Ronda a Terra (0)

ver mais
Direita ou esquerda? Social-democracia?
on 1/8/20


O livro constrói de maneira cronológica ao caminhar para a social-democracia e o estado de bem-estar social que se instalou na Europa hoje. Judt impressiona pelo seu grande conhecimento da história do continente europeu, onde comenta fatos históricos e decisões tomadas tanto pela direita e esquerda. O autor crítica a direita como a esquerda, cita inúmeros exemplos para enriquecer suas explicações, o que torna fácil o entendimento. Escreve de maneira fácil e direta. Trabalha com ponto... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam2
Avaliações 4.1 / 51
5
ranking 38
38%
4
ranking 38
38%
3
ranking 17
17%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
24/04/2011 12:54:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR