O livro do Chá

O livro do Chá Okakura Kakuzô


Compartilhe


O livro do Chá





Kakuzo Okakura, conhecido crítico de arte, erudito e curador de arte chinesa e japonesa do Museu de Belas-Artes de Boston, dedicou a maior parte da sua vida à tarefa de proteger e restaurar o patrimônio cultural do Japão - em artes, ética, costumes sociais e outras áreas da vida -, quando o país passava por uma ocidentalização que causou uma verdadeira reviravolta no estilo de vida japonês.

Este clássico moderno, O Livro do Chá, é basicamente uma apologia das tradições orientais, dirigida ao mundo ocidental - não em termos exaltados e excessivamente sentimentais, mas com uma elegância e vigor que mostra claramente algumas das diferenças entre a mente ocidental e a oriental. Okakura demonstra a "personalidade" característica do Oriente por meio da filosofia do Chaísmo e a antiga cerimônia japonesa do chá, que revela principalmente o estilo conservador da cultura japonesa; seus ideais de tranquilidade estética e submissão aos costumes do passado não encontram paralelo nos principais temas culturais do Ocidente.

Okakura não discorre apenas sobre a cerimônia do chá e suas rígidas formalidades, incluindo o culto e os padrões de crença que cercam essa bebida, como também considera as suas influências religiosas, origens e história, além da importância das flores e dos arranjos florais na cultura japonesa. Nesta obra de profunda delicadeza, Okakura trata da apreciação e cultivo da arte, dos grandes mestres de chá do passado, da casa de chá e sua atmosfera de pureza e serenidade, e dos valores estéticos e quase religiosos que predominam em todas essas atividades e atitudes.

A linguagem de Okakura, graciosa, mas afiada como a espada de um samurai, faz desta obra uma das introduções mais agradáveis ao modo de vida japonês. Já lida por centenas de milhares de pessoas, ela chega agora ao Brasil, acrescida de um ensaio preliminar sobre a vida de Okakura e sua obra, e uma introdução à edição brasileira, escrita pelo escritor, editor e tradutor Cláudio Giordano. Sem dúvida, O Livro do Chá é uma obra imprescindível para qualquer pessoa interessada nas tradições e costumes centrais da vida oriental.


Edições (5)

ver mais
O Livro do Chá
The Book of Tea
O livro do Chá
O Livro do Chá

Similares

(25) ver mais
Em louvor da sombra
O Livro de Travesseiro
A vida secreta do senhor de Musashi e Kuzu
A dama do cachorrinho

Resenhas para O livro do Chá (74)

ver mais
Cultura japonesa para ocidentais
on 14/7/22


Um excelente livro para conhecer mais profundamente o Japão tradicional, de escrita que embora traga intensas reflexões também é de bem fácil leitura. Gostei muito da experiência. Apesar de focar na tradição da cerimônia do chá, o autor pincelou sobre diversos temas relacionados à este como arte, arquitetura, zen-budismo, taoísmo, entre outros, e isto foi o que mais me encantou pois tenho um grande interesse por esses temas. Mas acho que mesmo para aqueles não tão chegados nesses as... leia mais

Vídeos O livro do Chá (1)

ver mais
O LIVRO DO CHÁ, de Kakuzo Okakura - Resenha | Japão Para Viver #21

O LIVRO DO CHÁ, de Kakuzo Okakura - Resenha |


Estatísticas

Desejam242
Trocam2
Avaliações 4.0 / 415
5
ranking 39
39%
4
ranking 39
39%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Renata
cadastrou em:
10/08/2009 15:51:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR