Concebida com a missão de formar profissionais capazes de resolver
problemas complexos e com senso crítico apurado, a DIREITO GV
adotou, desde sua origem, técnicas de metodologia de ensino pouco
utilizadas nas faculdades de Direito no Brasil. Para levar adiante essa
proposta, foi necessário repensar todo o processo de formação do
aluno para que o aprendizado fosse consistente com os objetivos traçados
no plano pedagógico.
Um dos pilares desse novo modelo foi a adoção do ensino participativo
como referencial metodológico. Nesse método, o aluno é
agente na construção de seu próprio conhecimento. Pela participação
ativa no processo de aprendizado, o aluno também desenvolve relevantes
habilidades, como o raciocínio e a instrumentalização do
conhecimento adquirido.
O projeto Ensino Participativo: Teoria e Prática, financiado pela
Presidência da Fundação Getulio Vargas, tem como principal objetivo
a difusão das melhores práticas de ensino utilizadas na DIREITO
GV, orientadas pela diretriz do ensino participativo. As reflexões, as
experiências e as dinâmicas aqui apresentadas constituem um importante
material de análise para professores, acadêmicos e instituições
de ensino que queiram dialogar e contribuir para o desenvolvimento
do ensino jurídico no Brasil.
Voltado à análise da metodologia participativa, o material é constituído
por vídeos, entrevistas, papers, e-books e cursos multimídia,
de acesso amplo, irrestrito e gratuito e com interface para comunicação
com interessados na discussão do ensino jurídico. Sem
dúvida, muitas são as experiências de inovação e renovação do
ensino jurídico, mas poucos são os relatos e os materiais didáticos
o instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico
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[sumário]
de boa qualidade compartilhados que fogem do formato de manuais
jurídicos e apostilas esquematizadas. A proposta do projeto Ensino
Participativo: Teoria e Prática é exatamente sistematizar essas experiências
e conferir publicidade a elas, de modo que possam ser
visualizadas como efetivas alternativas ao ensino jurídico tradicional.
Acredita-se que desse esforço podem resultar iniciativas
fundamentais à reflexão sobre o ensino jurídico no Brasil, a exemplo
da formação de uma rede de compartilhamento de boas práticas de
ensino e de materiais didáticos voltados ao ensino participativo.
A primeira parte do projeto Ensino Participativo: Teoria e Prática
se traduz na obra O instante do encontro: questões fundamentais
para o ensino jurídico, desenvolvida pelo professor José Garcez Ghirardi,
que, trabalhando a reflexão sobre questões fundamentais para
o ensino jurídico, abarca, em linhas gerais, desde a importância do
reconhecimento do contexto de ensino e o significado da construção
de um programa didático até a implicação das escolhas e dos posicionamentos
ante a função social do ensino superior. A segunda parte
do projeto Ensino Participativo: Teoria e Prática é composta pela presente
obra, que traz relatos de dinâmicas de aula por professores
experimentados no método participativo. A diversidade de relatos
termina por conferir amplo repertório de experiências concretas
envolvendo métodos de ensino participativo, o qual pode ser aproveitado
para as mais variadas finalidades. Trata-se de um material de
inspiração para inovação e renovação das práticas de ensino
Direito