O guarda-roupa modernista

O guarda-roupa modernista Carolina Casarin


Compartilhe


O guarda-roupa modernista


O casal Tarsila e Oswald e a moda




Uma análise inovadora e surpreendente sobre a indumentária de dois nomes incontornáveis do modernismo brasileiro.

Entre 1923 e 1929, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade formaram um par icônico da cultura brasileira. O casal Tarsiwald ― apelido cunhado por Mário de Andrade ― se consagrou como um símbolo tanto no campo das artes visuais quanto no da literatura. Em O guarda-roupa modernista, a professora e pesquisadora Carolina Casarin mostra como os dois se apropriaram da moda para deixar a sua marca.

Inédita, esta farta pesquisa revela como os ideais modernistas e as contradições do movimento podem ser compreendidos a partir da escolha das roupas de dois notáveis intérpretes do Brasil. Por meio de diferentes registros da época ― vestimentas, fotografias, pinturas, obras literárias, correspondências, depoimentos e recibos ―, a autora nos apresenta a um casal vibrante que soube traduzir em sua aparência a irreverência, a elegância e as ambiguidades do nosso país.

Artes / História do Brasil / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O guarda-roupa modernista

Similares

(2) ver mais
Diário confessional
Tarsila

Resenhas para O guarda-roupa modernista (2)

ver mais
on 8/5/22


Uma leitura muito interessante pra ter uma ideia mais aprofundada e não superficial fa Semana de 22 mesmo essa não sendo a temática. A pesquisa feita por Casarin dá mais profundidade pra Oswald e Tarsila e como essas figuras são polêmicas pensando na sua representação do modernismo e da antropofagia. Me espantou, de maneira muito positiva, o quanto a pesquisa detalhadíssima proporcionou pra desvendar os acontecimentos do Brasil e da elite paulista no início do século XX... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 4.2 / 13
5
ranking 54
54%
4
ranking 23
23%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
14/12/2021 00:43:57
Carlos.Eduardo
editou em:
14/12/2021 00:44:55