O Gato Malhado E A Andorinha Sinha

O Gato Malhado E A Andorinha Sinha Jorge Amado


Compartilhe


O Gato Malhado E A Andorinha Sinha


Uma Historia De Amor




"O temperamento do gato malhado não era dos melhores. Sua fama de encrenqueiro era tanta que, quando ele aparecia no parque, todos fugiam: a galinha carijó, o reverendo papagaio, o pato negro, a pata branca, mamãe sabiá, os pombos, os cães. Até as flores se fechavam à sua passagem. Ao descobrir que todos os bichos tinham medo dele, o gato fica arrasado. Mas logo retoma sua indiferença habitual, pois não se importa com os outros.
O que ele não sabia é que havia alguém que não tinha nem um pouco de medo dele: a andorinha Sinhá. Num dia de primavera, o gato percebe que ela foi a única que não fugiu quando ele apareceu. A andorinha justifica sua coragem: ela voa, ele não. Desde aquele dia a amizade entre os dois se aprofunda, e no outono os bichos já vêem o gato com outros olhos, achando que talvez ele não seja tão ruim e perigoso, uma vez que passara toda a primavera e o verão sem aprontar.
Durante esse tempo, até soneto o gato escreveu. E confessou à andorinha: “Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…”. Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o gato é visto com desconfiança, mas também porque a andorinha está prometida ao rouxinol.
Com grande lirismo, a história do amor de um gato mau por uma adorável andorinha assume aqui o tom fabular dos contos infanto-juvenis. Além de se transformar em um improvável caso de paixão, a narrativa mostra como duas criaturas bem diferentes podem não apenas conviver em paz como mudar a maneira de ver o mundo." http://www.jorgeamado.com.br/obra.php3?codigo=40473

Fantasia / Infantojuvenil / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O Gato Malhado E A Andorinha Sinha

Similares

(2) ver mais
Antologia de Histórias
Gente e Bichos

Resenhas para O Gato Malhado E A Andorinha Sinha (1)

ver mais
Poético, triste, bem escrito...infantil?
on 28/1/20


Achei esse livro infantil muito antigo na minha biblioteca. Um livro escrito por Jorge Amado para o filho de um ano. O livro é super bem escrito, formal, poético, o narrador conversa com o leitor e tem umas sacadas maravilhosas como a transcrição do soneto do Gato e a crítica literária do Sapo Cururu. Mas a linguagem é formal e a história é bastante triste. Temos algumas críticas, como a hipocrisia do papagaio religioso, a personalidade da Andorinha e seu casamento arranjado às pressas... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

João gregorio
cadastrou em:
08/12/2018 15:13:12
Lais
editou em:
01/07/2022 15:05:54