O filho da mãe

O filho da mãe Bernardo Carvalho


Compartilhe


O filho da mãe





Em O filho da mãe, Bernardo Carvalho orquestra uma multiplicidade de vozes e pontos de vista, sem nunca perder de foco o motivo recorrente da maternidade, imbricado com o seu avesso: o sentimento de orfandade, de desamparo e desajuste, cuja representação mais crua é a guerra. "As mães têm mais a ver com a guerra do que imaginam", diz a certa altura uma personagem. O livro, de certo modo, é a demonstração poética disso.

Embora o pano de fundo da história seja a segunda guerra da Tchetchênia, em 2003, Carvalho volta-se neste romance à figura da mãe, ao tema da maternidade. Serão as mães, moduladas e refratadas nas diversas histórias que aqui se entrelaçam, o fio condutor de uma trama singular, cujo resultado vem confirmar a posição do autor entre um dos mais originais e inovadores da literatura brasileira contemporânea.

São Petersburgo, cidade literária por excelência, é o epicentro da tragédia. Mas, como costuma acontecer nos livros de Bernardo Carvalho, a ação se expande vertiginosamente no tempo e no espaço. Do Oiapoque ao Nieva, de Grozni ao mar do Japão, chegam os estilhaços desses dramas nucleares de mães culpadas, filhos extraviados e pais tirânicos ou ausentes. Todos os personagens parecem, em alguma medida, estar fora do lugar, em famílias e países alheios - daí a força que adquire, no contexto, a figura monstruosa da quimera, aberração rejeitada pela natureza e pelo homem.

Romance de alta voltagem emocional, sem prejuízo do viés crítico e da complexidade da construção narrativa, O filho da mãe é um passo à frente na literatura sempre inquieta e surpreendente de Bernardo Carvalho.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
O filho da mãe
O Filho da Mãe

Similares

(23) ver mais
Do fundo do poço se vê a lua
O único final feliz para uma história de amor é um acidente
Reprodução
Estive em Lisboa e lembrei de você

Resenhas para O filho da mãe (12)

ver mais
Relações da guerra, relações em guerra...
on 22/10/20


Bernardo Carvalho narra com primor histórias que tem como pano de fundo comum a guerra. Uma mãe que luta pelos filhos de outras mães, em nome do seu próprio filho; a avó que não mede esforços pra livrar o neto da morte; a mãe que enterra o filho do passado pra salvar as conquistas do presente; um recruta órfão da mãe enfraquecida e sem coragem de defende-lo. Um livro emocionante, numa narrativa bem amarrada e enxuta, que nos prende do início ao fim, ávidos pelos próximos aconteciment... leia mais

Vídeos O filho da mãe (1)

ver mais
O Filho da Mãe, Bernardo Carvalho: Romance Homoerótico em meio à Guerra I Literatura  Contemporânea

O Filho da Mãe, Bernardo Carvalho: Romance Ho


Estatísticas

Desejam65
Trocam3
Avaliações 3.8 / 250
5
ranking 30
30%
4
ranking 35
35%
3
ranking 27
27%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

41%

59%

Marcio Freitas
cadastrou em:
09/04/2009 19:41:24
Alê | @alexandrejjr
editou em:
12/09/2023 00:56:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR