O fato e a coisa

O fato e a coisa Torquato Neto


Compartilhe


O fato e a coisa





Em novembro de 2022, contam-se 50 anos da morte de Torquato Neto. Para homenagear o grande tropicalista, o Círculo de poemas lança O fato e a coisa, único livro organizado em vida pelo poeta.

Nele, podemos ver o multiartista em seu rico período formativo, escrevendo desde sua Teresina natal ou circulando por Salvador e Rio de Janeiro, lendo Drummond, entusiasmando-se por Luís Carlos Prestes e encontrando os amigos da futura jornada tropicalista: “viva caetano e bethânia / (…) viva que eu os conheço / e eu os amo de longe ou perto”.

Como outras coletâneas de textos do autor, O fato e a coisa foi publicado postumamente. Esta edição traz na íntegra o livro, além de uma seleção de outros poemas de juventude, com um novo estabelecimento do texto, feito por Fabrício Corsaletti e Thiago E, a partir de pesquisa no Acervo Torquato Neto, no Piauí. Thiago E assina também o posfácio do livro. A orelha é de Reinaldo Moraes.

“Tenho rins e eles me dizem que estou vivo”, escreve Torquato num de seus versos. Passado todo esse tempo, sua obra segue viva e se espalha cada vez mais entre nós, fazendo a cabeça e o coração de gerações.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
O fato e a coisa
O Fato e a Coisa

Similares

(1) ver mais
Torquato Neto - Essencial

Resenhas para O fato e a coisa (1)

ver mais
acorda Rosinha!
on 26/12/22


bem forte, viu? demorei a ler porque são poemas com uma carga pesada, signo de morte circunscrito em praticamente todos os poemas, mas extremamente belo. e pensar que ele escreveu tudo isso entre 16 e 18 anos de idade. incrível.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.1 / 12
5
ranking 33
33%
4
ranking 50
50%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Mariana - @escreve.mariana
cadastrou em:
06/10/2022 23:09:42
lestatdelioncourt
editou em:
20/04/2024 21:40:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR