O Espectro Totalitário

O Espectro Totalitário Alexandre Nogueira Souza...


Compartilhe


O Espectro Totalitário


Fascismo, Comunismo e Outros Regimes Coletivistas




Não podemos desprezar o importante papel que as ideias desempenham no curso dos eventos históricos. Vivemos tempos em que as formas autoritárias de governo se manifestam de maneira bastante enfática no mundo. Direitos são suprimidos, o poder é centralizado e os indivíduos ficam à margem das decisões em países onde o autoritarismo emerge. Tendo em conta a relevância das discussões acerca das forças dicotômicas da política, como liberdade e autoritarismo, democracia e ditadura, faz-se necessário examinar as causas e as consequências de regimes totalitários que tiveram início e declínio no século passado e a maneira na qual as ideias autoritárias ainda perduram na sociedade.
Fascismo e comunismo podem ser considerados como fantasias de salvação, utopias que objetivam a reinvenção da civilização a partir de uma condição humana completamente nova. Ambos prometeram salvar o ser humano da ordem liberal, sucumbindo o individualismo ao coletivismo. O principal ponto convergente entre essas ideologias é o ódio nutrido pelos valores que edificam as democracias liberais. Mesmo que o nazi-fascismo e o socialismo soviético tenham emergido e sucumbido no século XX, o espectro desses regimes totalitários continua assombrando diversas nações, principalmente aquelas onde a cultura liberal e democrática ainda não possui solidez. São regimes nada memoráveis, mas que jamais devem ser esquecidos.
O totalitarismo, enquanto ideia e regime, opõe-se à noção de gradualismo e prudência, realizando mudanças drásticas no tecido sociopolítico. As liberdades individuais são abolidas, enquanto o poder é centralizado sob a égide de um líder ou partido, sendo estes responsáveis pela realização de uma engenharia social, alterando as condições morais da nação. Desse modo, a esfera pública sobrepõe à esfera privada, e um mundo de aparências é criado, onde a belicosidade é justificada por propagandas e discursos messiânicos.
A mentalidade totalitária, ao prometer a salvação, entregou a desolação, aniquilando os indivíduos em uma atmosfera de total desprezo pelas instituições e tradições. Para compreendermos as coisas tal como são, temos que tirar o véu da aparência e olhar para a realidade como ela é, pois é impossível reinventar o ser humano e remodelar a alma do mundo.

Direito / História Geral / Política

Edições (1)

ver mais
O Espectro Totalitário

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Gustavo.Querino
cadastrou em:
10/02/2022 10:48:58
Gustavo.Querino
editou em:
10/02/2022 10:49:53