O livro, inédito em sua proposta e abrangência, teve seu lançamento oficial no 9º Concred (Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito), ocorrido em Nova Petrópolis, no dia 21/08/2012, certame durante o qual foram adquiridos os primeiros 1.000 exemplares.
Por sua linguagem de fácil compreensão, o livro é recomendado para dirigentes, executivos, conselheiros de administração e fiscal, gestores, colaboradores, associados, formadores de opinião, líderes de entidades de classe, universidades, escolas entre outros públicos/entidades interessados no cooperativismo.
Segundo Márcio Port, um dos autores, “para darmos ainda mais força ao cooperativismo de crédito precisamos que o público interno das cooperativas tenha o conhecimento adequado com relação às oportunidades e desafios do setor. O sonho de qualquer gestor é ter todos os seus colaboradores engajados no mesmo propósito e com o mesmo nível de informações, e o livro pode auxiliar muito neste sentido.”
De acordo com Ênio Meinen, coautor da obra, “não havia na literatura nacional iniciativa que cobrisse suficientemente as grandes questões societárias e operacionais do cooperativismo de crédito, muito menos que abordasse, pragmaticamente, aspectos doutrinários e estratégicos relacionados à expansão do setor. O que existe até aqui são publicações esparsas sobre matérias pontuais, muitas vezes de conteúdo histórico ou filosófico. Por isso, o livro torna-se ainda mais útil para os atores do segmento”.