O Contador - Auditoria Fiscal-Contábil

O Contador - Auditoria Fiscal-Contábil Samuel Costa da Silva


Compartilhe


O Contador - Auditoria Fiscal-Contábil


Técnicas e Contencioso




APRESENTAÇÃO

Uma das carreiras profissionais mais empolgantes do mercado de trabalho é sem dúvida alguma, a de Contador.
Seu campo é tão grande que tem sido alvo de intromissão de profissionais de outras áreas, que pela sua própria natureza, deveria ser restrita aos profissionais da Contabilidade.
Certamente, a classe contábil não conseguiu ainda proteção institucional para que a sua seara não seja invadida por outras categorias profissionais, que mesmo tendo alguns se destacados neste campo, não são, na verdade, devidamente qualificados para as funções que exigem conhecimentos básicos imprescindíveis a um bom desempenho técnico/funcional.
É o caso específico do campo de Auditoria exercida pelo Fisco em geral. Hoje, um grande percentual de auditores tributários tem qualificações diversas, alguns com formações diametralmente opostas àquelas que deveriam ser exigidas pelas Secretarias de Fazenda. É comum se observar: médicos, engenheiros, economistas, administradores, pedagogos, advogados e tantos outros investidos em funções de auditorias fiscal/contábil, isto sem a vocação e qualificação adequadas.
Outra área que pela sua própria natureza deveria ser restrita aos contadores é a dos Tribunais de Contas em geral, e que hoje também está totalmente mesclada com profissionais de qualificações divergentes da adequada para um melhor desempenho funcional.
O Conselho Federal de Contabilidade tem investido consideravelmente na formação dos profissionais com programas de educação continuada, fazendo com que a classe venha paulatinamente sendo reconhecida como uma das profissões importantíssimas no cenário econômico, financeiro, social e político.
Não estamos longe de termos nossa reserva de mercado protegida institucionalmente. E, quando isto acontecer trará amplos benefícios para os usuários que dependem do produto da Ciência Contábil – INFORMAÇÃO, isto com melhor qualidade.
Nesta obra focalizaremos um tema que aparentemente poderá ser incoerente com a reserva de mercado acima referenciada, já que entraremos um pouco no Processo Administrativo Tributário Contencioso, que, diga-se de passagem, está mais ligado ao campo advocatício.
Nosso enfoque estará ligado à parte técnico-contábil/fiscal, a qual se caracteriza como o dia-a-dia das atividades inerentes ao campo da auditoria, e que está inserida na área da Ciência Contábil, como uma das técnicas utilizadas para atingir os seus objetivos.
Em verdade, a ênfase será para as questões de fato e não de direito, embora pela afinidade com a legislação tributária, onde o contabilista respira no dia-a-dia, esta não poderá deixar de ser mencionada e analisada. Aquelas que envolvem fisco/contribuinte, e que em geral o empresário necessita da orientação do Contador, mais próximo à empresa para analisar e criticar a ação fiscal.
O Contador pode na Instância Administrativa Tributária do Contencioso se utilizar também destes serviços para defender o agente econômico, já que tem mais conhecimento de fato das ações que envolvem fisco/contribuinte, sem que haja nenhum impedimento de ordem legal. Porém, nunca deve realizar tais atividades de graça, já que este tipo de serviço é especifico e nada tem a haver com a contabilidade propriamente dita, isto em termos de contrato celebrado com o usuário para produção da informação contábil. Portanto, deve ser um trabalho a parte, onde os honorários devem ser discutidos independentemente da parte contábil.
Em verdade, esta obra se constitui como mais um subsídio para os futuros e atuais contadores, afim de que possam desfrutar desta fatia de mercado tão importante, e que os usuários necessitam tanto de uma mão-de-obra devidamente qualificada para defesa de seus direitos no campo específico do Processo Administrativo Tributário Contencioso.
É de bom alvitre salientar, que se trata também de uma obra destinada aos Auditores Tributários e Peritos, já que o livro envolve uma gama enorme de técnicas de auditoria, todas voltadas para evidenciação de hipóteses de evasão de tributos.
Trata-se em verdade, de um trabalho onde nossa preocupação foi de criar um leque de opções, com dezenas de técnicas e procedimentos, que certamente, vai facilitar o desempenho do Auditor, propiciando-lhe amplas condições de incursões as mais diversas, todas postas de forma didática, numa linguagem de sala de aula, não necessitando de ajuda de fora para alcançar os seus objetivos.
Sinto enorme prazer em está trazendo ao mercado, mais uma obra ligada à auditoria tributária, somando-se esta a dez outros títulos impressos, com mais de vinte mil exemplares espalhados em todo Brasil, em poder daqueles que têm nos honrado com a sua atenção.
Agradeço penhoradamente ao colega e amigo Marinho, pela coragem e gentileza em prefaciar esta obra, tecendo generosas considerações, que tanto me estimula a continuar nesta missão.

Autor

Edições (2)

ver mais
O Contador - Auditoria Fiscal-Contábil
Liderança Eficaz

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 17
17%
3
ranking 17
17%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

72%

28%

Acesso
cadastrou em:
14/03/2012 16:35:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR