O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais discute as relações entre cinema e história a partir dos projetos ideológicos, documentários, filmes de ficção e minisséries relativos ao período das ditaduras militares no Brasil, Argentina e Chile.
Neste livro propomos um adensamento do debate face a novas fontes e perspectivas, como também procuramos pensar novos problemas e temas para as pesquisas históricas em relação ao cinema das/sobre as ditaduras, escolhendo filmes documentais e ficcionais de diversas épocas.
Este projeto editorial tem alguns objetivos e olhares comuns, fruto das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual”. Em primeiro lugar, valorizar o específico fílmico em sua relação com um conjunto de teorias e metodologias sobre o audiovisual, caminho produtivo para pensar o filme enquanto documento histórico, partindo da indissociabilidade entre a análise das representações e o exame da linguagem cinematográfica. Em segundo lugar, pensar o cinema não apenas como “vetor” de memórias sobre as ditaduras, como se estas fossem gestadas apenas em outros lugares e linguagens, mas como “produtores de memória”, identificadas a partir de sua narrativa audiovisual em diálogo com os debates historiográficos e memórias dominantes ou recalcadas.
Cinema / História