O cinema e as ditaduras militares

O cinema e as ditaduras militares Eduardo Morettin e Marcos Napolitano (org)


Compartilhe


O cinema e as ditaduras militares


contexto, memórias e representações audiovisuais




O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais discute as relações entre cinema e história a partir dos projetos ideológicos, documentários, filmes de ficção e minisséries relativos ao período das ditaduras militares no Brasil, Argentina e Chile.

Neste livro propomos um adensamento do debate face a novas fontes e perspectivas, como também procuramos pensar novos problemas e temas para as pesquisas históricas em relação ao cinema das/sobre as ditaduras, escolhendo filmes documentais e ficcionais de diversas épocas.

Este projeto editorial tem alguns objetivos e olhares comuns, fruto das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual”. Em primeiro lugar, valorizar o específico fílmico em sua relação com um conjunto de teorias e metodologias sobre o audiovisual, caminho produtivo para pensar o filme enquanto documento histórico, partindo da indissociabilidade entre a análise das representações e o exame da linguagem cinematográfica. Em segundo lugar, pensar o cinema não apenas como “vetor” de memórias sobre as ditaduras, como se estas fossem gestadas apenas em outros lugares e linguagens, mas como “produtores de memória”, identificadas a partir de sua narrativa audiovisual em diálogo com os debates historiográficos e memórias dominantes ou recalcadas.



Cinema / História

Edições (1)

ver mais
O cinema e as ditaduras militares

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

riamarialuiza
cadastrou em:
12/08/2022 17:03:56
riamarialuiza
editou em:
12/08/2022 17:06:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR