O Brasil dobrou à direita

O Brasil dobrou à direita Jairo Nicolau
Flávio Bolsonaro


Compartilhe


O Brasil dobrou à direita


Uma radiografia da eleição de Bolsonaro em 2018




A partir de dados e gráficos estatísticos, uma análise contundente das eleições de 2018, o evento mais impressionante da história eleitoral brasileira.

O Brasil dobrou à direita trata do fenômeno do bolsonarismo nas urnas. Qual o perfil dos eleitores de Jair Bolsonaro? Quem são? De que segmento social fazem parte? Qual a sua escolaridade, idade, gênero e religião? Em suma: quem votou em Bolsonaro?
Utilizando gráficos e dados comparativos, o cientista político Jairo Nicolau faz uma radiografia do surpreendente desempenho de Jair Bolsonaro e do PSL nas eleições de 2018. Especialista no sistema eleitoral brasileiro, Nicolau apresenta e analisa os números que elegeram um político até então relativamente inexpressivo no cenário mais amplo da política do país, esmiuçando pontos centrais como: relação entre tempo de TV, dinheiro e voto; recadastramento eleitoral; o voto das mulheres; influência das redes sociais; o voto evangélico; voto nas regiões, estados e cidades; e o peso dos votos brancos e nulos.

Maior fenômeno da história das eleições no Brasil e epicentro da virada à direita do eleitor brasileiro, a vitória de Jair Bolsonaro e do PSL nas eleições de 2018 deixou jornalistas, analistas e democratas perplexos. A cuidadosa análise de Jairo Nicolau traz uma contribuição definitiva para o debate desapaixonado que o tema exige, e para ajudar a entender o que aconteceu e o que pode acontecer nas próximas eleições.

História do Brasil / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
O Brasil dobrou à direita

Similares

(7) ver mais
Representantes de quem?
História do voto no Brasil
Eleições no Brasil
Sistemas Eleitorais

Resenhas para O Brasil dobrou à direita (15)

ver mais
Em 2018, mulher jovem desprezou o Helenão.
on 3/8/21


De tudo o que li, esse autor sintetizou o que aconteceu em 2018 de modo brilhante. Sua leitura dispensa-nos de acompanhar as inúmeras análises de colunistas, blogueiros, influencers etc. De todas as variáveis analisadas (gênero, idade, religião, escolaridade, região, petismo/antipetismo) os dados estatísticos acabam com muitos achismos, como a premissa do voto juvenil à esquerda, o voto 'consciente' das pessoas altamente escolarizadas, dentre outros. O autor mostra três mudanças estru... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 76
5
ranking 35
35%
4
ranking 51
51%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
10/09/2020 20:47:09
Alê | @alexandrejjr
editou em:
30/08/2022 08:48:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR