O Branqueamento do Trabalho

O Branqueamento do Trabalho Ramatis Jacino

Compartilhe


O Branqueamento do Trabalho





A Compreensão da sociedade presente, de maneira que possamos planejar o futuro, não pode prescindir do estudo das sociedades passadas, com suas especificidades, desenvolvimento econômico, político, social, cultural e filosófico.
Por muito tempo em nosso País a história foi contada apenas do ponto de vista da casa grande, esquecendo-se que havia um ponto de vista da senzala. E, mais ainda, um ponto de vista dos quilombos, dos índios e negros rebelados, dos pobres, das mulheres... daqueles que fizeram o enfrentamento à estrutura social.
Este livro vem no sentido de contribuir com a compreensão da história do nosso País levando em consideração outros pontos de vista, de maneira que melhor conheçamos a raiz dos problemas para superá-los. Vem, ainda, no espirito da Lei 10.639, de março de 2003, que inclui a história da África e dos negros no Brasil nos currículos escolares. Ao publicar este livro, a Editora Nefertiti acredita estar cumprindo com seu papel social e dando contribuição para o melhor entendimento da História do Brasil.

Edições (1)

ver mais
O Branqueamento do Trabalho

Similares


Resenhas para O Branqueamento do Trabalho (1)

ver mais
Como "branquear" e civilizar o Brasil contra o atraso do trabalho escravo e a presenç
on 1/1/12


O autor procura explicar a sociedade de finais do século XIX, focando a transição do trabalho escravo para o assalariado regido pela ótica capitalista, e as implicações que essa transição acarretou. Contudo quando a Lei Áurea foi publicada, em 13 de maio de 1888, apenas 5% da população negra continuava escrava, isso aconteceu devido à introdução de imigrantes europeus no país (o que podemos chamar de branqueamento do trabalho), compra de cartas de alforria, libertação voluntária e fuga... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 20
20%
3
ranking 40
40%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Juliana Cardoso
cadastrou em:
01/01/2012 22:08:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR