O Belo Caminho

O Belo Caminho Gary P. Leupp


Compartilhe


O Belo Caminho


História da homossexualidade no Japão




Durante o período Edo (1603-1868), a homossexualidade era comum na sociedade japonesa, celebrada em casas samurais, monastérios budistas e no teatro cabúqui.

Vários fatores contribuíram para construir sua tradição: o intercâmbio com a China, a filosofia confucianista, o status das mulheres, a vida monástica, o feudalismo, a vassalagem e o desenvolvimento urbano. Inicialmente utilizado para compensar a ausência de mulheres, em determinado ponto o desejo homossexual foi incorporado e se tornou independente, intensificando-se nos centros urbanos, mesmo após o estabelecimento e a prosperidade das cortesãs e prostitutas. A homossexualidade não era alternativa à heterossexualidade: o comportamento de boa parte dos japoneses da época era bissexual.

História

Edições (1)

ver mais
O Belo Caminho

Similares


Resenhas para O Belo Caminho (2)

ver mais
on 16/11/20


Livro extremamente necessário para se enxergar além do mundo ocidental e, principalmente, além das atuais convenções de sexualidade e uniões. Apesar do livro se chamar "história da homossexualidade no japão" e abordar, em 90% das páginas, apenas o sexo entre homens cis, não deixa de ser de grande importância ao apresentar o mundo oriental e sua história tão antiga e rica, tão divergente do que estamos acostumados. É curioso notar como Japão, influenciado pela cultura da China, teve... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 12
5
ranking 58
58%
4
ranking 25
25%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Alex Gonçalves | @agmcinefilo
cadastrou em:
01/04/2019 12:02:33