Novum Organum

Novum Organum Francis Bacon


Compartilhe


Novum Organum





Novum Organum é uma obra de cunho científico e filosófico publicada em 1620 por Francis Bacon. Na obra, inicialmente, Bacon preocupou-se com os (ídolos), análise de falsas noções que seriam essas análises responsáveis por erros cometidos pela ciência ou pelos homens que diziam fazer ciência, isto passa a ser um dos aspectos mais fascinantes e de interesse permanente na filosofia de Bacon, onde ele apresenta um novo método de pesquisa, desprezando o silogismo de Aristóteles. Propõe assim um método de indução pelo exame dos fatos a procura da lei que os rege.

O método de Bacon tinha por objetivo constituir uma nova maneira de estudar os fenômenos naturais. Segundo o próprio Bacon, a descoberta de fatos verdadeiros não depende do raciocínio silogístico aristotélico mas de observação e experimentação regulada pelo raciocínio indutivo.

O conhecimento verdadeiro é resultado da concordância e da variação dos fenômenos que, se devidamente observados, apresentam a causa real dos fenômenos. Para isso, no entanto, dizia Bacon, ser necessário descrever de modo pormenorizado os fatos observados para, em seguida, confrontá-los com três tábuas que disciplinarão o método indutivo.

Filosofia

Edições (3)

ver mais
Novum Organum
Novum Organum
Novum Organum

Similares

(1) ver mais
Atlântida

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 15
5
ranking 33
33%
4
ranking 40
40%
3
ranking 13
13%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

63%

37%

Willians
cadastrou em:
15/08/2012 23:30:54
Andre
editou em:
06/07/2022 13:21:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR