Nosso Homem em Havana

Nosso Homem em Havana Graham Greene


Compartilhe


Nosso Homem em Havana (Biblioteca Folha #20)





O inglês Jim Wormold é um pacato vendedor de aspiradores de pó que mora há anos na capital cubana. O salário que ele ganha não dá para sustentar os caprichos de sua bela filha adolescente, Millie.
É nesse momento de aperto financeiro que Wormold recebe a proposta de se tornar um agente secreto na ilha pré-revolucionária do ditador Fulgêncio Batista, protegido do governo norte-americano. Sem nenhuma experiência no ramo da espionagem, nosso herói a princípio vacila. Mas depois, seduzido pela gorda remuneração oferecida pelo sr. Hawthorne --alto funcionário do MI6 -, Wormold concorda em colaborar com o serviço de inteligência britânico.
Tendo de enviar periodicamente a Londres relatórios sobre possíveis atividades subversivas, Wormold passa a inventar histórias as mais mirabolantes. Os absurdos documentos forjados pelo vendedor --como a planta de uma suposta instalação de armas secretas baseada em desenhos de aspirador de pó-- são levados a sério pelos agentes do MI6. E o prestígio do "nosso homem em Havana" só cresce, assim como as peripécias em que a personagem se mete.
Neste romance publicado em 1958, meses antes que Fidel Castro liderasse a Revolução Cubana (em janeiro de 1959), Graham Greene escreve uma das mais divertidas sátiras sobre a paranóia da Guerra Fria.
Hoje, passados mais de 40 anos de seu lançamento, Nosso Homem em Havana ganha atualidade no contexto da política internacional, em que guerras são movidas a partir de relatórios aparentemente falsos.

Literatura Estrangeira

Edições (9)

ver mais
Nosso homem em Havana
Nosso Homem em Havana
Nosso homem em Havana
Nosso Homem em Havana

Similares

(21) ver mais
O Condenado
O Poder e a Glória
O Cônsul Honorário
Os Farsantes

Resenhas para Nosso Homem em Havana (45)

ver mais
Me surpreendeu
on 16/2/22


Um dos livros mais divertidos que li, achei o modo como a narrativa foi construída sensacional e apesar das solução simples que o autor encontrou para alguns problemas elas não tiram o quão boa esta obra é de se acompanhar. Recomendo demais.... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam22
Avaliações 3.8 / 372
5
ranking 23
23%
4
ranking 42
42%
3
ranking 28
28%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

47%

53%

Jeffer
cadastrou em:
06/02/2009 21:18:06
Silvio
editou em:
09/11/2020 19:13:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR