Noite na Taverna / Macário

Noite na Taverna / Macário Álvares de Azevedo


Compartilhe


Noite na Taverna / Macário


Coleção Obras Imortais




Noite na Taverna é uma obra de Álvares de Azevedo publicada postumamente no ano de 1855 em uma coletânea de textos do autor em dois volumes. De tons trágicos e cheia de fantasia, a obra é uma autêntica representante da escola byroniana do Romantismo no Brasil.
Reunidos em uma taverna, as personagens, descrentes com a vida e o amor, cheios de vícios e amantes do vinho, definem-se como libertinos, admiram Don Juan e contam "histórias sanguinolentas" envolvendo o amor e crimes do passado, todas com fim trágico. Representação de que o amor e a vida não valeria.
acário, talvez a obra-prima de Álvares de Azevedo, é um drama que se passa em dois episódios.

No primeiro, o jovem estudante Macário chega numa taverna para passar a noite e começa a conversar com um estranho. O estranho revela ser Satã e leva-lhe a uma cidade (possivelmente São Paulo, não fica claro, mas a referência está lá) de devassidão, povoada por prostitutas e estudantes, onde Macário tem uma alucinação envolvendo sua mãe. Macário então acorda na pensão e a atendente reclama que ele dormiu comendo. Ele acha que foi tudo um sonho, mas ambos vêem pegadas de pés de cabra queimadas no chão.


No segundo episódio, passado na Itália, Macário e outros estudantes aparecem em cena, confusos, deprimidos e em busca do amor puro e virginal. Seu amigo Penseroso acaba matando-se por amor enquanto Macário está bêbado. A peça acaba com Macário sendo levado por Satã a uma orgia em um bar, algo remanescente de Noite na Taverna.

Literatura Brasileira / Ficção / Romance

Edições (15)

ver mais
Noite na taverna & Macário
Noite Na Taverna E Macário
Macário / Noite na taverna
Noite na Taverna e Macário

Similares

(19) ver mais
Teatro de Álvares de Azevedo
Macário / Noite na Taverna
Noite na Taverna
HORROR - Antologia

Resenhas para Noite na Taverna / Macário (114)

ver mais
Uma coletânea de contos que não é
on 9/6/21


As duas obras, Macário e Noite na Taverna parecem se encaixar bem, embora tenham dois estilos bastante diferentes. Macário parece uma peça ao estilo faustiano, enquanto Noite na Taverna é um encontro de homens contando histórias ocorridas em suas vidas, todas de fundo sombrio e amoral. É interessante vermos a perfídia dos personagens nas passagens descritas. São histórias que incomodam a gente. Ambos os títulos, reunidos neste livro, demonstram uma característica de erudição e intertex... leia mais

Estatísticas

Desejam80
Trocam18
Avaliações 3.9 / 1.148
5
ranking 35
35%
4
ranking 35
35%
3
ranking 23
23%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

31%

69%

Cioran E.
editou em:
12/10/2018 04:52:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR