Nirvana

Nirvana George S. Arundale

Compartilhe


Nirvana





Na definição de G. S. Arundale, "Nirvana é um Modo de Ser, um Modo que transcende a Luz, o Som e a Forma.



No Budismo, Nirvana é a meta final da vida humana, a extinção do Karma, a chegada a um estado de beatitude indescritível, o ponto final do longo ciclo de existências, e também da ignorância, do esforço, da dor. Em sânscrito, significa "extinção" (como a de uma vela, por exemplo), o que não implica a extinção ou aniquilação do Ego ou da personalidade. É, antes, a extinção do desejo, causa e efeito da reencarnação,do ciclo de nascimentos e de mortes.



Na filosofia esotérica, Nirvana é o estado de existência e consciência absolutas do Eu superior do homem que, durante a vida,galgou o ápice do aperfeiçoamento e da santidade, como, por exemplo,Gautama Buda, Jesus Cristo e outros Grandes Seres.



De maneira geral, o homem deixa de existir ali como homem e passa a existir como Deus, num estado de permanente repouso ou paz consciente, onisciente, e numa condição de inefável e absoluta bem-aventurança, acessível também em vida. Não se deve confundi-lo como Svarga ou Devakan - o Céu dos hindus - nem com o terceiro Céu dos cristãos (II Cor. 12, 2).



Foi uma heróica e gloriosa façanha do Autor, não só atingir o Nirvana, como tentar descrevê-lo, a fim de ajudar o leitor a realizar o mesmo feito!


Edições (1)

ver mais
Nirvana

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Renata
cadastrou em:
14/08/2009 16:33:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR