Ninguém matou Suhura

Ninguém matou Suhura Lília Momplé


Compartilhe


Ninguém matou Suhura





Ninguém matou Suhura, da escritora moçambicana Lília Momplé, constitui importante testemunho da recente história de Moçambique, propondo uma reflexão aguda do colonialismo português e seus desdobramentos sociais e históricos.

Obra fundamental da literatura pós-colonial moçambicana, este é um livro de contos com cinco narrativas que podem ser lidas de modo independente, mas, ao mesmo tempo, estão interconectadas de forma temática, através da representação e da denúncia da violenta experiência colonial dos povos de Moçambique e Angola ao longo do século XX.

Apesar de muito conhecida e estudada nos cursos de literatura africana em expressão portuguesa das universidades brasileiras, este é o primeiro livro de Lília Momplé publicado no Brasil.

Na nota de apresentação à edição brasileira, Momplé compartilha as motivações, as influências e as circunstâncias que a induziram a escrever e, mais especificamente, a escrever este livro: “Este meu primeiro livro Ninguém matou Suhura foi escrito só depois da Independência do meu país e é a realização de um sonho antigo ao mesmo tempo que me permitiu realizar uma verdadeira catarse, livrando-me de uma carga emocional que carreguei durante anos.”

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Ninguém matou Suhura
Ninguém Matou Suhura

Similares

(13) ver mais
O último voo do flamingo
Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra
Mulheres de cinzas
O outro pé da sereia

Resenhas para Ninguém matou Suhura (3)

ver mais
A crítica social bate na gente
on 8/10/21


Depois de tanto procurar esse livro e finalmente achar disponível, não dá para levar a sério o quanto a literatura africana ainda não tem tanto valor pelas editoras brasileiras. Aliás, Lília Momplé é uma autora que deveria ser mais reconhecida por aqui. Nesta obra, sua escrita social passa por contos que retratam as relações entre o colonizado e o colonizador. As dores do preconceito misturadas com o autoritarismo de quem detinha o poder dão uma sensação de choque ao leitor, ao menos ... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 27
5
ranking 59
59%
4
ranking 33
33%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

18%

82%

Jenifer
cadastrou em:
29/04/2022 19:17:27
Jenifer
editou em:
29/04/2022 19:17:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR